Mitos e verdades sobre lactose

Lactose - Nutricionistas esclarecem dúvidas que rondam a lactose e colocam o leite como inimigo da saúde Assim como ocorre com o glúten, mesmo sem qualquer restrição,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Alimentos com lactose devem ser evitados?
Nutricionistas esclarecem dúvidas que rondam a lactose e colocam o leite como inimigo da saúde
Assim como ocorre com o glúten, mesmo sem qualquer restrição, há quem dê preferência a produtos sem lactose por uma questão de saúde. Será? Associados a alergias, intolerância e mal-estar, alimentos com lactose têm sido limados da alimentação de muitos brasileiros por, justamente, falta de informação.
Para os intolerantes existe sim certa restrição ao leite e seus derivados, mas para quem não possui essa restrição, eliminar o leite da dieta pode trazer prejuízos à saúde. E mesmo quem tem intolerância, não é motivo para desespero.
A nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), Ana Paula Del’Arco, e a nutricionista do Ambulatório de Nutrição do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi Ushiama, desvendam mitos e verdades sobre a lactose.
“Todos os nutrientes se complementam no organismo, entregando vantagens e benefícios à saúde dentro de uma dieta equilibrada. No caso da lactose não é diferente. Mesmo que seja associada à intolerância em alguns casos, ela é um nutriente que deve fazer parte de uma alimentação equilibrada”, explica Del´Arco.
Você sabia…
A intolerância à lactose e a alergia ao leite são coisas completamente diferentes. Enquanto a primeira é provocada pelo açúcar do leite animal, a segunda é desencadeada pela proteína do leite. A intolerância à lactose não se desenvolve por causa da alergia ao leite.
 
O que é lactose?
Para conhecimento, a lactose é um açúcar presente no leite de origem animal e que fornece energia para o corpo. Ela ainda contribui para a absorção do cálcio no organismo, mineral essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea, principalmente, nas crianças. A intolerância à lactose acontece quando o corpo não produz enzima (lactase) suficiente para a digestão desse açúcar causando, assim, inúmeros desconfortos à pessoa, como diarreia, dores abdominais, inchaço e enxaquecas, por exemplo.
O que é mito e verdade
Intolerantes não podem consumir alimentos com lactose
Mito. O tratamento inicial é a retirada total da lactose da dieta para reduzir o desconforto, como gases e inchaço abdominal. Mas, após liberação médica, é possível tentar a reintrodução gradativa de alguns derivados do leite, como queijos e iogurtes, alimentos que possuem quantidades menores de lactose, a fim de observar o nível de tolerância do paciente. Existe também a lactase em cápsulas, administrada sob orientação médica, que permite ao intolerante comer uma pizza, por exemplo, sem sentir grandes desconfortos depois.
A intolerância à lactose se agrava com o tempo
Mito. Em algumas situações, a intolerância pode ser revertida.
A quantidade de lactose muda de acordo com o alimento
Verdade. Alguns derivados contêm menos lactose e podem ser tolerados, por isso é preciso reintroduzi-los aos poucos, para detectar o nível de intolerância de cada pessoa. Não é possível definir uma dosagem exata de ingestão diária, pois não se pode mensurar a quantidade de lactase, enzima que digere a lactose, que o indivíduo produz.
Somente o leite de vaca possui lactose
Mito. Todo leite de origem animal, seja de vaca, cabra ou ovelha, possuem lactose. Mesmo o leite humano possui lactose. A diferença está em como são processados pelo nosso organismo. Estudos apontam que o leite de vaca libera mais resíduos no cólon, provocando mal-estar.
É possível substituir leite animal por leite vegetal
Verdade. Mas se o indivíduo optar pela a substituição do leite animal por leites vegetais, como soja e arroz, será preciso incluir fontes vegetais ricas em cálcio, como folhas verde-escuras, sementes e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc). O acompanhamento nutricional é imprescindível para não haver danos à saúde.
Alimentos com traços de lactose estão liberados para intolerantes
Verdade. Os traços de lactose são geralmente frações de leite (ou derivados) que alguns alimentos recebem devido à fabricação em máquinas compartilhadas. Mas, por serem frações mínimas, não afetam os intolerantes à lactose.
Lactose engorda
Mito. O leite é um alimento de baixo índice glicêmico, já que a lactose sempre é absorvida entre as proteínas, carboidratos e gorduras que fazem parte dos alimentos derivados do leite. Por esse motivo, os lácteos fornecem as condições ideais de metabolização destes nutrientes. Resumindo, lactose não engorda.
A lactose provoca inchaço
Verdade. Em pessoas com intolerância à lactose causa grande desconforto intestinal, dor e inchaço abdominal. Por outro lado, as pessoas que não possuem essa restrição não passam pela mesma “experiência”. Um leve inchaço após às refeições é decorrente do próprio processo digestivo. A lactose, por si só, não provoca inchaço nessas pessoas.
Fontes: nutricionistas Kátia Terumi Ushiama e Ana Paula Del’Arco

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas