#Ministro da Agricultura participa da abertura da Megaleite 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O presidente da entidade, José Donato Dias Filho (dir.), acompanhado do prefeito Paulo Piau, entregou ao ministro a medalha do Mérito Girolando “Personalidade do Ano”
A principal feira do setor leiteiro, a Megaleite, foi aberta oficialmente ontem, em Uberaba, e reuniu diversas autoridades e criadores de raças leiteiras. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antí´nio Andrade, participou da solenidade e recebeu homenagem da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O presidente da entidade, José Donato Dias Filho, entregou ao ministro a medalha do Mérito Girolando “Personalidade do Ano”. Durante pronunciamento, Andrade destacou que o setor leiteiro é uma atividade importante para o paí­s, tanto do ponto de vista econí´mico quanto social, e que tem capacidade para suprir boa parte da demanda mundial de leite.

“Em 10 anos, o Brasil cresceu sua produção de leite em 11 bilhões de litros. Temos capacidade de crescer ainda mais e atender mercados, como, por exemplo, a China”, disse Andrade, que relembrou as ações feitas por ele, enquanto deputado federal, e outros deputados federais e lideranças do setor para coibir as importações de leite em pó do Uruguai e da Argentina que prejudicam o mercado interno.

O ministro anunciou que está em andamento a criação da Agíªncia Nacional de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (Anater), que vai aumentar o acesso dos agricultores ao conhecimento e í  tecnologia, para melhorar a produtividade no campo. O presidente da Comissão do Leite da CNA, Rodrigo Alvim, cobrou do ministro ações para fortalecer o setor e informou que a entidade preparou um projeto para a pecuária leiteira, que será entregue ao Ministério da Agricultura ainda este ano.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, entregou ao ministro um documento contendo reivindicações para melhoria do Porto Seco da cidade e para construção do Parque Tecnológico, cujo objetivo é congregar instituições de pesquisa, associações e outras entidades em um único local.

A Megaleite 2013 começou no domingo e vai até o dia 7 de julho. Mais de dois mil animais participam do evento de oito raças leiteiras. Hoje, í s 13h, haverá inauguração do Centro de Performance Girolando, na fazenda escola do Instituto Federal do Trií¢ngulo Mineiro (IFTM). í€s 16h, acontece a entrega do Mérito Girolando, no Parque Fernando Costa. Na categoria “Mérito Mulher” será agraciada a criadora Magnólia Martins Silva. Na categoria “Mérito Produtor de Leite”, a homenageada será a Companhia de Alimentos do Nordeste – Cialne. O “Mérito Criador” será entregue ao produtor rural Olavo Gonçalves. Na sequíªncia, í s 17h, acontece a divulgação do Sumário de Touros Girolando, também no Salão Nobre da ABCZ.
http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/geral/3866/ministro-da-agricultura-participa-da-abertura-da-megaleite-2013

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas