#Ministério da Agricultura flexibiliza produção de queijo artesanal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As novas regras devem ser publicadas no Diário Oficial da União até sexta-feira (9)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antí´nio Andrade, assinou hoje (6), em Belo Horizonte, instrução normativa flexibilizando o processo de certificação para produtores de queijo artesanal interessados em vender seu produto em todo o território nacional. São considerados queijos artesanais aqueles feitos com leite cru e maturados em perí­odo inferior a 60 dias.

A regulamentação anterior, de 2011, certificava queijarias declaradas seguras pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal. Agora, produtores com propriedades controladas para essas doenças por tríªs anos, segundo os órgãos estaduais de Defesa Sanitária Animal, poderão também poderão comercializar queijo em todo o paí­s.

Além de flexibilizar a certificação das queijarias, a instrução normativa permite que os estudos comprobatórios do perí­odo de maturação sejam feitos pelo órgão estadual ou municipal de inspeção sanitária reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Atualmente, a análise tem de ser feita por um comitíª designado pelo ministério.
http://surgiu.com.br/noticia/102529/ministerio-da-agricultura-flexibiliza-producao-de-queijo-artesanal.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas