Mastite mais resistente está assustando produtores

Mastite - Uma forma relativamente nova de mastite causada pela bactéria Lactococcus está ocorrendo com mais frequência e por ser resistente a antibióticos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mastite – Uma forma relativamente nova de mastite causada pela bactéria Lactococcus está ocorrendo com mais frequência e por ser resistente a antibióticos. Uma forma relativamente nova de mastite causada pela bactéria Lactococcus está ocorrendo com mais frequência e por ser resistente a vários tipos de antibióticos comumente usados, é difícil de controlar a conter.

Inicialmente identificada na década de 1930, mas reclassificada em 1985, a bactéria Lactococcus só foi considerada importante como cultura inicial na produção de queijo e soro de leite coalhado. Surtos recentes, no entanto, elevaram a sua importância como um patógeno da mastite, disse Valorie Ryman, especialista em laticínios da Extension, Universidade da Geórgia. “Lactococcus mastitis é uma preocupação séria, dada a sua resistência a terapias de mastite comuns, como Spectramast LC, ToDay e até mesmo Pirsue”, disse ela. Por causa da maneira como o Lactococcus é cultivado, muitas vezes é difícil para os técnicos de laboratório diferenciá-lo dos Streptococcus ambientais. Os Serviços de Produção de Leite de Qualidade da Universidade de Cornell analisaram em profundidade o problema e descobriram que, das 473 amostras que não eram de S. Agalactiae, 27% eram bactérias do Lactococcus, explicou Ryman. Infecções mamárias causadas por Lactococcus se assemelham a infecções causadas por Streptococcus ambientais e outros patógenos comuns, à medida que resultam em mastite clínica com alta contagem de células somáticas. As infecções por Lactococcus, no entanto, podem não responder à antibioticoterapia. Alguns médicos veterinários descobriram que as infecções por Lactococcus respondem à terapia com Amoxi-Mast. Mas antes de iniciar tal tratamento, Ryman recomenda que os produtores alinhem com os seus profissionais ou especialistas em lácteos da Extension para obter um teste de cultura positivo e um plano de tratamento em primeiro lugar.

“A LACTOCOCCUS MASTITIS É UMA PREOCUPAÇÃO SÉRIA, DADA A SUA RESISTÊNCIA A TERAPIAS DE MASTITE COMUNS”

“Uma rotina de ordenha adequada, incluindo pré e pós-dipping efetivos, e adesão à manutenção da cama é fundamental para minimizar o risco de mastite por Lactococcus, já que essas bactérias são frequentemente encontradas na pele e no ambiente, incluindo areia da cama em free stalls” disse ela. “Como os Lactococos prosperam no meio ambiente, a segregação dos animais infectados não impede a exposição de vacas saudáveis a esse patógeno”. Nos EUA, as recomendações dadas aos produtores – caso suspeitem de Lactococcus mastitis em seu rebanho – são as seguintes: – Se você estiver cultivando leite (seja no laboratório externo ou na fazenda) e tiver um alto número de Streptococcus ambientais que não respondem aos tratamentos convencionais com antibióticos, considere o envio de amostras de leite para um laboratório de diagnóstico de uma universidade para a confirmação de espécies. – Laboratórios de diagnóstico bem equipados têm a capacidade de identificar muitos tipos diferentes de bactérias em amostras de leite usando testes MALDI-TOF. O teste é relativamente barato e os resultados muitas vezes podem estar disponíveis em apenas alguns dias, diz Ryman. – Se você não está cultivando leite, mas sua análise de tanque volumoso é positiva para Lactococcus mastitis, escolha vacas com alta contagem de células somáticas para mais testes diagnósticos. Leia também: Mastite bovina: identificação e tratamento do problema Produtor de leite precisa entender de mercado? Ocitocina estimula a ejeção de leite, prevenindo mastites – Se você não estiver cultivando leite de tanque a granel e não puder obter uma análise detalhada do tanque de carga do processador de leite, considere enviar uma amostra de tanque a granel para um laboratório de diagnóstico para uma análise mais detalhada. “Dependendo do número de vacas infectadas com Lactococcus, pode ou não ser possível detectá-lo em uma amostra de tanque a granel”, disse Ryman. Em qualquer caso, você ainda pode querer separar vacas com alta contagem de células somáticas para testes adicionais. Ryman também observa que há um teste baseado em cultura na fazenda chamado AccuMast da FERA Dianostics que pode diferenciar Lactococos de outros Streptococcus ambientais e bactérias semelhantes a Streptococcus. O teste leva apenas 16 horas para ser executado e custa US$ 7 por amostra. “O sistema utiliza meios de crescimento que resultam em diferentes bactérias coloridas dependendo do gênero e da espécie”, disse ela.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas