Leite: Excedente de produção em MS chega a 78 milhões de litros/ano

É a primeira vez que representantes do Governo do Estado, da indústria e produtores do leite se reúnem para buscar alternativas para alavancar os números do setor lácteo em Mato Grosso do Sul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governo, Indústria e produtores discutem o que fazer para alavancar o setor

É a primeira vez que representantes do Governo do Estado, da indústria e produtores do leite se reúnem para buscar alternativas para alavancar os números do setor lácteo em Mato Grosso do Sul. O “I Workshop do Leite”, realizado nesta quinta-feira (10), no auditório da Sindicato Rural de Campo Grande, aconteceu com a finalidade de colocar em discussão os principais gargalos de cada lado cadeia produtiva, apresentar diferentes cenários a cada integrente e, buscarem soluções conjuntas.

Entre as principais preocupações, está a relação entre o consumo e a produção no Estado. MS produz 528,7 milhões de litros de leite por ano, 78 milhões a mais do que o consumo, segundo o Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite/MS).

De acordo com o presidente da entidade, Wilson Igi, a participação do leite na economia estadual poderia ser muito mais significante. “ O leite em Mato Grosso do Sul está andando de marcha ré, estamos diminuindo a produção de leite inspecionado, e isso é muito grave. Então essa reunião é pra isso, para corrigir essas distorções e facilitar a saída de leite fluido do Estado, porque produzimos mais do que consumimos, e devemos resolver os problemas da cadeia”, afirmou Igi, representando também a diretoria do Sindicato Rural de Campo Grande no Workshop.

Um dos fatores que dificultam a saída do leite produzido aqui, segundo os produtores e representantes da indústria, é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), maior do que o de estados vizinhos. O valor cobrado em MS é de 12% e tira a competitividade do produto.

Em relação a produção, o Estado que já esteve na 11° posição no país, ocupa agora a 15° colocação entre os que mais produzem. De acordo com os dados da Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), entre 1990 e 2000, o crescimento da produção no Estado foi muito inferior à média nacional. Enquanto o Brasil registrou um aumento de 118% na produção, e o Centro-Oeste, 158%, Mato Grosso do Sul elevou apenas 28%.

Edgar Rodrigues Pereira, membro do Sindicato da Indústria de Laticínios de Estado de Mato Grosso do Sul, enfatizou a importância da união do setor. “Nós precisamos nos organizar para poder crescer. A indústria depende dos produtores e vice-versa. Estamos dispostos a ouvir e a falar, ajudando a mudar algumas situações.”

O produtor do Estado também recebe abaixo da média nacional. Em setembro deste ano, o preço foi 24,8% menor do que a média nacional, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea – ESALQ/USP).

Ana Carla Castelo consultora de gestão de empresas do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS), aprova a metodologia da reunião a favor da cadeia leiteira. “As propostas precisam movimentar o todo, o sistêmico. O produtor, a indústria e as políticas públicas que poderão fazer com que o preço seja mais acessível ao consumidor.”

Os participantes se dividiram em oito painéis de discussões. Os grupos foram formados por membros de toda a cadeia. As propostas elaboradas por cada um foram discutidas e transformadas em diretrizes, que ainda serão documentadas e apresentadas por uma comissão formada no I Worshop do Leite.

Fonte: Sindicato Rural de Campo Grande

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas