Leite: economize 60% com silagem de capim

Silagem - Com a alta nos preços do milho, a silagem de capim é uma alternativa para baratear os custos de produção da atividade leiteira. O pesquisador da Embrapa Mirton Morenz
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Pesquisador da Embrapa fala dos benefícios da troca do milho pelo capim na alimentação dos animais
Com a alta nos preços do milho, a silagem de capim é uma alternativa para baratear os custos de produção da atividade leiteira. O pesquisador da Embrapa Mirton Morenz conta quais são os benefícios dessa troca utilizando a variedade BRS Capiaçu, um clone do capim-elefante lançado pela entidade em 2016.
Segundo Morenz, a silagem de capim vem como alternativa ao produtor para reduzir esse custo de produção em até 60% e permitir a competitividade. “A nossa variedade, o BRS Capiaçu, possui alta produtividade e aceita colheita mecanizada muito bem. Além disso, ele permite uma redução de custos se comparado à silagem de milho, já que custa em torno de R$ 110 a tonelada por hectare e o capim acaba ficando em torno de R$ 30 essa mesma tonelada”, disse.
Investimento
O pesquisador lembra que uma das vantagens do capim é que, depois do plantio, o capim pode durar de 10 a 15 anos. “O milho precisa ser plantado o tempo todo, o que gera mais custos. Outro ponto positivo é a questão climática, pois faça chuva ou faça sol o capim continua lá. Por fim, esse volumoso não precisa ser utilizado necessariamente para a silagem, como no caso de vaca seca e novilha.
“Uma das grandes vantagens é que, depois de feito o plantio, o capim pode durar de dez a 15 anos. Já o milho, precisa ser plantado o tempo todo, o que gera mais custos. Outro ponto positivo é a questão do risco climático, pois faça chuva ou sol o capim continua lá. Por fim, esse volumoso não precisa ser utilizado necessariamente para silagem de milho, como no caso de vaca seca e novilha e, com isso o produtor tem essa alternativa para fazer a alimentação do rebanho com o volumoso mais barato”.
Segundo o pesquisador, a variedade da Embrapa tem potencial de produção de 300 toneladas por hectare/ano de massa verde, o que representa cerca de 30% ou 40% a mais do que o potencial do capim-elefante Cameroon. “Em relação ao milho, o grão teria uma produção em torno de 50 ou 60 toneladas de massa verde/ano. Com o capim, se produz muito mais massa e é um dos fatores de custo de produção”, contou.
Valor nutricional
“Em relação ao valor nutricional, não há comparação com o milho, que é o que temos de melhor de melhor em qualidade nutricional quando falamos de forragem conservada. Embora a silagem do capim-elefante perca um pouco em proteína (fica em 5,5% e o milho pode chegar a 7%), é possível fazer uma correção fornecendo um pouco mais de concentrado, o que é vantajoso por causa do custo de produção”, finalizou.
Fonte: Canal Rural

JORNAL DA PECUÁRIA – BENEFÍCIOS – Leite: economize 60% com silagem de capim

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas