Leite de produtores europeus vai para crianças sírias

Programa aprovado pela Comissão Europeia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira um programa financiado com 30 milhões de euros para comprar leite a fornecedores europeus que depois distribuirá gratuitamente por 350.000 crianças na Síria.

«Este novo programa cumpre duas das prioridades da Comissão: apoiar os produtores num momento muito difícil ao mesmo tempo que nos mantemos totalmente concentrados no importante desafio que a atual crise dos refugiados representa», afirmou o comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, num comunicado.

Os 30 milhões que vão financiar este programa provêm de um pacote de 500 milhões de euros que a Comissão Europeia aprovou em setembro para apoiar os produtores europeus do setor agroalimentar e não dos 3.000 milhões de euros dos fundos humanitários europeus para a Síria.

O comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, sublinhou por seu lado que o programa «vai ajudar centenas de milhares de crianças sírias», indo ao encontro do empenho da União Europeia «em ajudar as vítimas mais vulneráveis do conflito».

A guerra na Síria teve um forte impacto na produção agropecuária do país, especialmente no setor leiteiro. A importante redução da produção e forte subida dos preços fez com que o leite, antes parte da dieta diária familiar no país, deixasse nalguns casos de ser consumido, segundo a Comissão.
O setor do leite europeu atravessa uma grave crise desde a abolição do regime das quotas de produção, em março de 2015, registando-se um excesso de produção e uma baixa dos preços, agravados pelo abrandamento da procura chinesa e pelo embargo agroalimentar à Rússia. Segundo o Observatório Europeu do Mercado do Leite, entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, o preço médio do leite cru pago aos produtores baixou 7% no conjunto da UE e 10% em Portugal.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/leite_de_produtores_europeus_vai_para_criancas_sirias.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas