Laticínio e abatedouros têm registros cancelados em Mato Grosso por irregularidades

Três registros de Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) foram cancelados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Um dos registros pertence a uma fábrica de queijo, localizada em Poconé, que se encontrava com irregularidades sanitárias.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Três registros de Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) foram cancelados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Um dos registros pertence a uma fábrica de queijo, localizada em Poconé, que se encontrava com irregularidades sanitárias.

Os cancelamentos dos registros constam no Diário Oficial do Estado (clique aqui), que circula nesta quinta-feira, 21 de janeiro.

O laticínio localizado em Poconé já havia tido suas atividades suspensas no dia 29 de dezembro do ano passado, após fiscalização periódica, segundo o Indea. Na ocasião, técnicos do Instituto encontraram condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e inconformidades nas análises microbiológicas dos produtos. Entretanto, mesmo com a suspensão a fábrica continuava funcionando.
De acordo com o Indea, técnico de defesa sanitária retornaram no laticínio na última terça-feira, 19, após denúncia de permanência das atividades no local. Foram apreendidos 1.044 quilos de queijo muçarela e embalagens que seriam utilizadas para embalar o produto final. No caso do leite encontrado este foi descartado e a câmara fria utilizada para o armazenamento do queijo lacrada.

O Indea destaca que os produtos fabricados no laticínio em Poconé continham informações falsas de data de fabricação, com data anterior à suspensão, para driblar a fiscalização.

Diante da situação, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público Estadual, além da Delegacia do Consumidor e para a Vigilância Sanitária para providências.

Os produtos apreendidos na última terça-feira irão passar por nova análise mricrobiológica. Segundo o Indea, os produtos que estiverem em bom estado para consumo serão doados.

Para retomar a produção e requerer o SISE, explica à coordenadora de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa) do Indea, Fernanda Rocco, o laticínio deverá passar por adequações obrigatórias, como estrutura física e manejo. “A fábrica deverá se adequar e entrar novamente com o processo de registro. Além disso, para voltar a funcionar, passará por inspeção dos nossos técnicos e análises microbiológicas dos produtos”.

Os produtores que forneciam o leite já foram comunicados sobre a situação. Em média 70 mil litros de leite eram entregues na fábrica por mês.

Abatedouros

Além do laticínio em Poconé, o Indea cancelou o registro de SISES de um abatedouro em São José do Rio Claro e outro em Jaciara. Conforme a publicação no Diário Oficial do Estado, ambos haviam extrapolado o «prazo de 12 meses de paralização das atividades, de acordo com a Resolução Estadual nº 290/2007».

Atualmente, Mato Grosso possui 39 estabelecimentos com registro de SISE. Todos passam por constantes fiscalizações fiscais do Indea, bem como por análises microbiológicas realizadas bimestralmente. Também são feitas auditorias anuais.

Somente em 2015 foram suspensos o registro em cinco estabelecimentos, entre eles laticínios, abatedores, entrepostos de ovos e pescados. O Indea revela que tais empresas fizeram as adequações solicitadas e já puderam retornar às suas atividades.

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Laticinio_e_abatedouros_tem_registros_cancelados_em_Mato_Grosso_por_irregularidades&edt=0&id=22285

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas