JBS retomará operações em MS na terça-feira

JBS - Acerto em reunião com representantes do Governo de MS, CPI, sindicatos e entidades envolve liberação dos valores bloqueados em troca de garantias
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Acerto em reunião com representantes do Governo de MS, CPI, sindicatos e entidades envolve liberação dos valores bloqueados em troca de garantias
Foto:Divulgação/Famasul Ampliar foto JBS retomará operações em MS na terça-feira Representantes do Governo de MS, da Assembleia Legislativa, da Famasul, da JBS e funcionários da empresa se reuniram na sexta
A JBS informou no sábado, 21, que vai retomar as atividades em sete frigoríficos de bovinos em Mato Grosso do Sul. A empresa havia suspendido a operação nas unidades na última quarta-feira, 18, alegando insegurança jurídica, após ter mais de R$ 730 milhões bloqueados na Justiça a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do estado que investiga irregularidades na área tributária. As unidades retomam suas operações a partir da próxima terça-feira, 24.
A decisão foi tomada após reunião entre a empresa, o governo de Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, sindicatos e entidades.
Segundo nota divulgada pela JBS, a discussão foi positiva e o acordo firmado “será capaz de manter as condições necessárias à preservação das suas operações em uma região tão importante para a empresa e para o país, protegendo os empregos dos 15 mil colaboradores diretos e 60 mil indiretos no estado, além de garantir as relações de negócio que a empresa mantém em Mato Grosso do Sul”.
Em média, a JBS abate 6 mil bovinos por dia no Estado, que detém o quarto maior rebanho do país. Segundo a CPI, a empresa não cumpriu os compromissos assumidos nos Termos de Ajustes de Regimento Especial (Tare) para o recebimento de incentivos fiscais do governo de Mato Grosso do Sul.
Segundo nota da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), conforme o acertado na reunião, a empresa pode obter a liberação de valores que estavam bloqueados em troca de novas garantias, que não foram detalhadas.
Para a Famasul, a retomada das atividades é fundamental para a pecuária, que passa por um momento de recuperação após vários desafios registrados em 2017. “Esclarecemos a importância de separar o que está em trâmite na Justiça, pessoa física, ou seja, os representantes do Grupo; da empresa, pessoa jurídica, responsável por 45% do abate bovino de MS”, afirmou Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul.
“O acordo é de extrema importância porque permitirá ao setor a retomada do fluxo de comercialização, sem prejuízo aos pecuaristas, e garantirá o emprego das 15 mil famílias envolvidas diretamente com a empresa», complementou.
Fonte: Agência Brasil com Famasul

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas