Jacareí implanta programa para incentivar pastagem de gado leiteiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O mais novo programa da Diretoria de Agricultura da prefeitura de Jacareí, o de pastagem rotativa para gado leiteiro, já está sendo implementado em propriedades rurais do município. A Diretoria de Agricultura é um departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e desenvolve programas voltados à melhoria da produção agrícola, da qualidade dos produtos agrícolas e da qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.

 

A pastagem rotativa para gado leiteiro consiste em demarcar os pastos em piquetes, que são alternados para uso na alimentação dos animais. Isto permite que a pastagem tenha tempo para se recompor e proporcione melhores condições de alimentação aos animais e, consequentemente, a qualidade do leite produzido.

Uma das primeiras propriedades rurais a integrar o programa de pastagem rotativa é a Fazenda Kailasa, que fica na Estrada São Benedito do Fógio. De acordo com Julian Komura Ebert, da Fazenda Kailasa, já foram implementados dez piquetes em um dos pastos da propriedade e serão feitos outros para aumentar a rotação do gado na pastagem. “A nossa expectativa é que, com uma pastagem mais adequada, nós possamos diminuir os gastos com ração. E a pastagem natural também melhora ainda mais a qualidade do leite produzido”, afirma ele.

A Fazenda Kailasa também faz parte de outros programas desenvolvidos pela Diretoria de Agricultura, como a vacinação contra a brucelose e a utilização de corretivo de solo fornecido em parceria com a Fibria. Segundo Komura, no ano passado foram colocados 15 toneladas de corretivo de solo fornecido pela Prefeitura e Fíbria. O corretivo fornecido pela Prefeitura é um resíduo da produção de celulose, que pode ser utilizado para corrigir a acidez do solo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, no ano passado foram fornecidas 978 toneladas de corretivo de solo para 66 propriedades rurais do município e vacinadas 340 bezerras contra a brucelose. “O nosso objetivo é ajudar os proprietários rurais do município a melhorar a produção, diminuir custos e fornecer produtos com mais qualidade para o mercado consumidor”, afirma o secretário.

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas