Índices IFCN do preço do leite e custos de produção – abril/2017

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de abril de 2017 ficou em 1,64, aumentando ligeiramente em relação ao mês anterior, mas, apresentando
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de abril de 2017 ficou em 1,64, aumentando ligeiramente em relação ao mês anterior, mas, apresentando um reajuste significativo em relação a abril de 2016 (+57%).
Ocorreu queda de 3% tanto no índice do preço do leite, como nos custos dos insumos, mantendo a rentabilidade do produtor praticamente estável nos últimos 8 meses. A variação entre o maior e o menor índice de rentabilidade, em 2016, foi de 85%. De setembro de 2016 a abril de 2017, a variação se mantém em 5%, a mesma verificada entre setembro e março de 2017, e a média do período é de 1,65. O índice do preço do leite de abril de 2017 é 56% maior que o índice apurado em abril de 2016. Já o índice do custo da alimentação animal apresentou queda de 1%. Isto representa um longo período de estabilidade na rentabilidade, só vista entre agosto de 2013 e abril de 2014. O aumento da produção que vinha sendo puxado pela União Europeia (UE), foi uma preocupação apresentada no último relatório do Rabobank, no sentido de pressionar os preços dos lácteos para baixo. Entretanto, os últimos dados liberados sobre a produção de abril na Europa, mostra declínio suficiente para reduzir a pressão sobre os preços. Já a Organização Mundial para Alimentação e Agricultura (FAO), confirmou abundantes estoques mundiais de grãos, o que representa oferta equilibrada de insumos para alimentação animal, a preços competitivos.
– O Índice IFCN dos preços do leite, é uma combinação dos preços médios de uma cesta de commodities lácteas negociadas no mercado mundial.
Representa o quanto uma indústria poderia, teoricamente, remunerar seus produtores, se os produtos lácteos fossem vendidos com as cotações vigentes no período.
O indicador IFCN é elaborado da seguinte forma: 1 – Leite em pó desnatado e Manteiga (35%); 2 – Queijos e Soros de leite (45%); e 3 – Leite em pó integral (20%).
– O Índice IFCN dos custos da alimentação representa o nível dos preços no mercado mundial de insumos para ração, farelo de soja e milho.
A relação entre o preço do leite e a cotação da ração, indica a rentabilidade. De uma forma simplificada, mostra quantos quilos de ração o produtor pode comprar com a venda de um quilo de leite. A relação leite/ração maior que 1,5 é considerada favorável. Se o aumento da produção se dá via utilização de concentrados, e a razão continua subindo, o sistema é recomendável.
Por outro lado, se a razão for caindo em direção a 1, ou menos, o concentrado pode significar aumento do prejuízo.
 
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11594:indices-ifcn-do-preco-do-leite-e-custos-de-producao-abril-2017
 
 
 
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas