Indea cancela registro de laticínio em MT por irregularidades sanitárias

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) cancelou o registro no Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) de uma fábrica de queijos, em Poconé, durante fiscalização realizada, ontem, pelos técnicos do órgão.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) cancelou o registro no Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) de uma fábrica de queijos, em Poconé, durante fiscalização realizada, ontem, pelos técnicos do órgão. Com isso, a unidade não poderá funcionar e nem comercializar o produto até que se adeque às exigências sanitárias.
O laticínio já havia tido as atividades suspensas pelo Indea no dia 29 de dezembro, após uma fiscalização periódica encontrar condições higiênico-sanitárias insatisfatórias e inconformidades nas análises microbiológicas dos produtos. No entanto, o órgão recebeu denúncia de que mesmo suspensa, a fábrica continuava em funcionamento.
Foram apreendidos 1.044 quilos de queijo muçarela, além de embalagens vazias que seriam utilizadas para embalar o produto. O leite encontrado no local foi descartado e a câmara fria, utilizada para armazenagem dos queijos, foi lacrada. Os produtos fabricados continham informações falsas de data de fabricação, com data anterior à da suspensão, para driblar a fiscalização.
A denúncia será encaminhada ao Ministério Público Estadual, à Delegacia do Consumidor e à Vigilância Sanitária para as devidas providências. Os produtos apreendidos passarão por nova análise microbiológica e aqueles que estiverem em bom estado para consumo serão doados para instituições sociais.
O laticínio recebe uma média de 70 mil litros de leite por mês. Os produtores rurais que entregam sua produção para a fábrica já foram informados de que não poderão entregar leite até que a unidade volte a obter o aval do Indea para funcionamento.
De acordo com a coordenadora de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (CISPOA) do Indea, Fernanda Rocco, a unidade deverá fazer as adequações obrigatórias, entre elas melhorias na estrutura física e manejo dos produtos, e requerer novamente o registro no SISE. “A fábrica deverá se adequar e entrar novamente com o processo de registro. Além disso, para voltar a funcionar, passará por inspeção dos nossos técnicos e análises microbiológicas dos produtos”.

http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/indea-cancela-registro-de-laticinio-em-mt-por-irregularidades-sanitarias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas