"Importação de leite preocupa Sérgio Souza"

Importação de leite - O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal (CAPADR),deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), participou
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
 
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal (CAPADR),deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), participou de audiência na semana na Casa Civil da Presidência da República, onde foi recebido pelo ministro Eliseu Padilha, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio .Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira. Em pauta, as importações de leite.
Uma comitiva de parlamentares membros da CAPADR, de diferentes partidos, participou da reunião. Dezenas de representantes da cadeia produtiva do leite, vindos de várias regiões do país, também estiveram no encontro, que contou ainda com os secretários de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Gueller, e Caio Rocha, de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
«SUSPENSÃO»
A pauta desta audiência foi a importação de leite vinda do Mercosul, especialmente do Uruguai, que é o maior exportador de leite em pó e de soro para o Brasil. O que o setor deseja neste momento, o que todos nós estamos apoiando, é a suspensão imediata das importações do Uruguai. Sergio Souza relatou que as inoportunas importações do produto estão provocando fortes quedas nos preços e levando muitos produtores a desistirem dessa atividade, principalmente os pequenos.
A proposta da cadeia produtiva do leite é de se estabelecer limites para essas importações do Uruguai, de forma semelhante  ao que já ocorre com a Argentina. Na reunião, no Palácio do Planalto, com o ministro Padilha e o ministro Marcos Pereira foi esclarecido que essas importações em nada contribuem para baixar o preço ao consumidor, mas para proporcionar lucros abusivos para alguns importadores do produto. Os ministros entenderam que o cenário é preocupante, vexatório, e que a paciência dos produtores está chegando no limite, enfatizou Sergio Souza.
«TRIANGULAÇÃO»
Na sessão deliberativa dessa quarta-feira (13) da CAPADR prevaleceram as discussões sobre as importações de leite. Foi condenada por vários deputados a liberação automática de guia de importação em vigor que permite a vinda do produto do Uruguai, cujo tratamento privilegiado gera críticas, inclusive, de outros membros do Mercosul, sem nenhuma justificativa plausível dos órgãos responsáveis. Suspeita-se, inclusive, a possibilidade de que estejam ocorrendo triangulação e prática de dumping, ação condenável pela legislação pátria e por acordos internacionais, denuncia expediente encaminhado à Presidência da República, assinado pelos deputados Sergio Souza e Domingos Sávio (PSDB-MG), presidente da Subcomissão Permanente da Política Agrícola da CAPADR.
https://www.jornaldooeste.com.br/noticia/importacao-de-leite-preocupa-sergio-souza

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas