# Importação de leite está levando í  falíªncia produtores nacionais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O vereador Edwan do Detran (PV) disse que os pequenos produtores de leite estão pagando para trabalhar, por causa da polí­tica do governo federal de importar leite de paí­ses vizinhos, que ganham muito.

Ele lembrou que o problema é antigo e que até hoje nenhuma medida efetiva foi tomada para melhorar a situação. Foi adiante e declarou que a região sofre com a seca e ainda assim tem uma grande produção de leite de excelente qualidade e que poderia ser melhor se o produtor tivesse mais assistíªncia por parte do governo federal, além de manter um preço justo, já que há muito tempo a grande maioria dos produtores pagam para trabalhar, enquanto os produtores de paí­ses próximos levam o lucro.

Edwan acrescentou ainda que agora surge uma luz no fim do túnel com a tomada de posição da subcomissão que foi destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional realiza hoje, terça-feira, audiíªncia pública para pedir explicações ao governo federal sobre a polí­tica para o controle da “importação predatória” de leite subsidiado e de derivados lácteos. Edwan disse que foram aprovados dois requerimentos dos deputados Domingos Sávio (PSDB-MG) e Alceu Moreira (PMDB-RS), a polí­tica estaria causando “sérios prejuí­zos” í  economia brasileira. Segundo o parlamentar, os dois deputados, a subcomissão tem acompanhado, desde o ano passado, a “importação predatória” de lácteos da Argentina, do Uruguai e, também, do Chile, neste caso com indí­cios de triangulação – artifí­cio pelo qual um paí­s importa o que consome e exporta o que produz. Ainda de acordo com o parlamentar, a subcomissão foi bem recebida mais de sete vezes por ministros e demais autoridades ministeriais para tratar do assunto, pressionou o governo a não liberar para mais a cota de importação da Argentina, no que obteve sucesso; mas não chegou a verificar, por parte do governo, ações efetivas para conter o prejuí­zo causado aos produtores brasileiro.

“Eu espero que agora tenhamos uma melhor sorte, pois o homem do campo sempre viveram í s margens dos investimentos do governo federal, que se ainda insiste em não ajudar com algum tipo de programa para melhora a produção, que pelo menos não atrapalhe quem realmente produz”, finalizou.
Fonte: Gazeta Norte Mineira

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas