IGL ingressa no GT Leite do MDA

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) ingressou nesta segunda-feira (11) no Grupo de Trabalho para Apoio ao Desenvolvimento e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite na Agricultura Familiar (GT Leite), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) ingressou nesta segunda-feira (11) no Grupo de Trabalho para Apoio ao Desenvolvimento e Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite na Agricultura Familiar (GT Leite), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O presidente do IGL, Gilberto Antônio Piccinini, é o titular no GT, enquanto que, o diretor executivo, Ardêmio Heineck, é o suplente. Na avaliação de Piccinini, a entrada do IGL no GT fortalece a cadeia produtiva do leite e a agricultura familiar gaúcha nos seus três principais eixos: sanidade, qualidade e gestão. De acordo com Heineck, essa representatividade é estratégica para a cadeia produtiva do leite do RS pois, com isso, pode interferir nas políticas setoriais. Mais duas entidades gaúchas fazem parte do GT na atualidade, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-RS), ambas sócias do IGL. A primeira grande ação do GT no ano passado foi a aquisição de leite em pó do Estado. A reunião formal, no entanto, aconteceu no segundo semestre de 2015.

Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Marcelo Piccin, três temas estão na pauta do GT em 2016: as políticas de garantia de preço ao produtor, a agroindustrialização e a produção agroecológica e sustentável. «As demandas vieram de pontos de estrangulamento detectados pelos participantes do GT, que estão limitando o desenvolvimento da agricultura familiar.» Dessas pautas, a mais palpitante é a relacionada à criação do preço mínimo do leite. Segundo Piccin, o tema deverá ser aprofundado no primeiro semestre e, para sair do papel, dependerá da conclusão dos estudos técnicos de viabilidade de implantação do preço mínimo em nível nacional e das disponibilidades orçamentárias e financeiras do governo federal.

Segundo o presidente da Fetag e vice-presidente do IGL, Carlos Joel Silveira, o preço mínimo do leite servirá como um balizador ao mercado. Silveira é partidário que esse preço de referência suplante o do Conseleite, que acaba pressionando os preços ao produtor para baixo. «Devemos transformar os três preços de referência (acima do padrão, padrão e abaixo do padrão) em apenas um, pois vai pressionar a política de preço para cima e não para baixo, como faz hoje o Conseleite», opina Silveira. A primeira reunião do GT Leite em 2016 deverá ocorrer em março, segundo Piccin.

Bit Conteúdo

Glauco Menegheti (MTB 8828)

(51) 3557-9222 / 9216-0553

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas