IGL envia pedido de providências à Assembleia Legislativa sobre inadimplência de empresas junto ao Fundoleite/RS

Inadimplência vem causando significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Inadimplência vem causando significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) protocolou nesta terça-feira (24) junto à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e à Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pedido de providências sobre a situação de inadimplência dasempresas processadoras de leite com o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite/RS).

A inadimplência por parte dessas empresas junto ao fundo, que mesmo assim continuam sendo beneficiárias de incentivos fiscais do Estado, vem causando significativos prejuízos à cadeia produtiva do leite. Diversos programas de melhoria e qualificação da produção de lácteos no RS estão com as atividades apenas parciais ou ainda não foram iniciados pela falta de recursos do fundo, fruto desta situação.

O IGL, entidade responsável pela implantação dos projetos, já havia protocolado em três momentos, julho de 2015, abril e maio de 2016, pedidos para que o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, tomasse as providências necessárias à regularização. Até o presente momento, a administração estadual não retornou as solicitações do IGL.

Do Fundoleite/RS
O Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite/RS) é fundo público instituído pela Lei estadual nº 14.379/13, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, cujos recursos destinam-se a custear e a financiar ações, projetos e programas de desenvolvimento do setor no Estado, de acordo com o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do RS (Prodeleite/RS), instituído pela Lei estadual nº 14.378/13, aprovada no mesmo momento, também por unanimidade.

Do Instituto Gaúcho do Leite
O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) é uma associação privada, sem fins lucrativos, representativa do setor leiteiro, composta por 35 entidades que abrangem todos os elos da cadeia produtiva. Tem por finalidade promover a coordenação da produção, do desenvolvimento e da competitividade da cadeia produtiva do leite e dos produtos lácteos no Rio Grande do Sul, conforme determinado na Lei que instituiu o Fundoleite/RS.

Fonte: Instituo Gaúcho do Leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas