Iagro prorroga vacinação contra aftosa e brucelose no Pantanal

Aftosa e brucelose - Atendendo a pedido dos produtores rurais do baixo Pantanal, onde ocorre uma das maiores enchentes da década, A Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) prorrogou a vacinação
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fonte: Assessoria de Imprensa

Edemir Rodrigues

Atendendo a pedido dos produtores rurais do baixo Pantanal, onde ocorre uma das maiores enchentes da década, A Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) prorrogou a vacinação contra a febre aftosa até 30 de julho e contra a brucelose até 15 de agosto. A portaria nº 3601, assinada pelo diretor-presidente do órgão, Luciano Chiochetta, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27.6).
A medida é em caráter excepcional, considerando as dificuldades de manejo do gado no período de inundação, que obrigou os pantaneiros de Corumbá a movimentar para áreas altas, até agora, mais de 1 milhão de animais. O presidente do Sindicato Rural do município, Luciano Leite, estima que mais 300 mil serão retirados das regiões do Jacadigo e Nabileque, em julho. O rebanho de Corumbá é o maior do Estado, com dois milhões de cabeças.
«A prorrogação é uma forma de atendermos às normas da Iagro na parte sanitária, diante das dificuldades de reunir o gado com a chegada das águas nas áreas mais ao sul, onde esperamos uma cheia forte do Rio Paraguai associada com as inundações do Rio Tucavaca (Bolívia)», explicou o dirigente ruralista. «Na realidade, a situação é geral. As áreas mais altas (Paiaguás e Nhecolândia), ainda concentram muita agua e o produtor não consegue trabalhar o gado.»
A ampliação do calendário de vacinação no Pantanal (referente a etapa de maio), segundo a portaria da Iagro já em vigor – os produtores terão até 15 de agosto para o registro do rebanho vacinado -, atende pedidos da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul) e Sindicato Rural de Corumbá, com anuência da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=30148

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas