Grandes disparidades mundiais no preço dos lácteos

Preços – Os preços dos produtos lácteos registraram grandes diferenças ao nível mundial no mês de agosto. Enquanto que os preços na União Europeia (UE) e Estados Unidos aumentaram, os da Oceania caíram.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preços – Os preços dos produtos lácteos registraram grandes diferenças ao nível mundial no mês de agosto. Enquanto que os preços na União Europeia (UE) e Estados Unidos aumentaram, os da Oceania caíram.

A elevação na UE foi impulsionada pelas incertezas em relação à oferta no mercado comunitário, enquanto que a redução na Oceania foi em consequência do otimismo da próxima temporada na Nova Zelândia, que pressiona os preços, de acordo com a avaliação da associação inglesa, AHDB. Na UE, o mercado está dominado pela maior demanda depois que os consumidores retornaram das férias e previsão de oferta restrita como consequência do verão quente e seco. Neste contexto favoreceu o aumento dos preços. A produção de leite em pó desnatado foi escassa e a maior parte do que foi fabricado já está comprometido. No caso do leite em pó integral, os operadores estão buscando fechar operações para assegurar os contratos do ano. Nos Estados Unidos, o início do ano escolar gerou maior demanda de leite fluido, reduzindo a oferta de leite e creme para produção de manteiga e queijo. Os preços da manteiga subiram em agosto em relação a julho. Apesar das elevações, os preços da manteiga e do leite em pó desnatado em agosto foram menores do que um ano antes. A produção de queijo foi baixa no início do mês de agosto, mas, foi aumentando ao longo das semanas. A menor produção refletiu nos preços, que subiram.

Na Oceania, o início da nova temporada foi caracterizado por uma produção baixa, mas, existe otimismo para os próximos meses. Portanto, ainda que a oferta esteja sazonalmente pequena, alguns compradores suspenderam, temporariamente, a assinatura de contratos a espera de que a maior produção prevista reduza os preços. Esta suspensão, por sua vez, amorteceu os preços em agosto. O preço do queijo aumento em agosto quando comparado com julho, mas, o otimismo de uma oferta maior, limitou este aumento a apenas 0,5%.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas