Follador defende ampliação da capacidade da Usina de Nitrogênio de Porto Velho

Em visita à unidade da Usina de Nitrogênio de Porto Velho, na terça-feira (9), o deputado Adelino Follador (DEM) disse que indicará ao Poder Executivo e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a necessidade de manutenção e recuperação de máquinas e equipamentos da usina.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em visita à unidade da Usina de Nitrogênio de Porto Velho, na terça-feira (9), o deputado Adelino Follador (DEM) disse que indicará ao Poder Executivo e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a necessidade de manutenção e recuperação de máquinas e equipamentos da usina.
O objetivo da solicitação, segundo Follador, é para que a usina volte a produzir de acordo com as necessidades do Estado. O deputado informou que existe uma preocupação generalizada entre os pecuaristas, criadores de gado de leite e de corte de Porto Velho e Ariquemes, que utilizam o nitrogênio no processo de transporte de material genético (sêmem) em suas propriedades.
Segundo os produtores, a Emater planeja interromper as atividades da usina, que atualmente já trabalha com sua capacidade reduzida.
Instalada há 17 anos na Capital, com capacidade para produzir até 40 mil litros de nitrogênio por ano, a usina produziu, em 2016, apenas 29 mil litros em razão de dificuldades com a manutenção de suas máquinas.
Segundo o técnico Francisco Bastos, a Emater e o governo têm todo interesse em melhorar o desempenho da unidade, mas esbarra na dificuldade de encontrar uma empresa na região com capacidade técnica reconhecida para realizar o trabalho de manutenção. “Mesmo assim nos empenhamos para fazer o melhor”, disse Bastos.
Follador informou que a usina atende não apenas as unidades da Emater, as clínicas e propriedades de pecuária em processo reprodutivo de melhoramento genético, mas também, o Laboratório Central (Lacen), Hospital Santa Marcelina, o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), incorporado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre outras entidades de pesquisa e de saúde, no transporte de órgãos e tecidos para exames e transplantes.
Para o deputado, há motivos suficientes para o governo ampliar a capacidade produtiva da usina e não sua descontinuidade. Adelino Follador disse que se reunirá com o presidente da Emater, Francisco Mendes Sá Barreto, para entender a posição da autarquia, já que, para ele, a manutenção das atividades da Usina de Nitrogênio é uma medida inquestionável, pelo que ela representa para a saúde e economia do Estado.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas