Fiscalização interdita laticínios em Manga e em Pedras de Maria da Cruz

Fiscalização Dois laticínios de beneficiamento de leite, nos municípios de Manga e Pedra de Maria da Cruz, na região norte de Minas, foram interditados, nesta semana,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Fiscalização Dois laticínios de beneficiamento de leite, nos municípios de Manga e Pedra de Maria da Cruz, na região norte de Minas, foram interditados, nesta semana, pela Polícia Militar de Meio Ambiente e integrantes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) – Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Crea-Minas.
Ambos apresentaram péssimas condições sanitárias, além de irregularidades no processo de fabricação do produto final. Em um deles, foram apreendidos 4.425 mil litros de bebida láctea e 29 peças de queijo.
Os laticínios também não apresentaram documentos que atestassem as vistorias de órgãos de inspeção e não possuíam registros sobre o controle de qualidade da matéria-prima ou do produto, que é uma condição indispensável a esse tipo de empreendimento.
“Os estabelecimentos de produtos de origem animal devem realizar controles diários da qualidade da matéria-prima e garantir um produto dentro dos parâmetros microbiológicos, evitando riscos à saúde pública. As indústrias, por sua vez, devem desenvolver e implementar os chamados programas de autocontrole que visam assegurar a qualidade de seus produtos”, explica a médica veterinária e fiscal agropecuária do IMA, Anna Catalina Duch.
O registro dos laticínios é um procedimento obrigatório e o estabelecimento que não o tem é considerado clandestino, passível de interdição e apreensão de toda a produção, de acordo com a legislação.
Anna Catalina explica que para o laticínio obter o registro é necessário seguir alguns procedimentos corretos que incluem, entre outros, que as instalações e equipamentos estejam de acordo com as normas sanitárias.
O laticínio ainda deve realizar rotineiramente procedimentos de limpeza e desinfecção, além de cuidados com a higiene e saúde dos funcionários aliados às boas práticas e tecnologias de produção.
Balanço
Em 11 dias de trabalho, as equipes de fiscalização visitaram oito laticínios, duas indústrias de carnes e derivados, cinco abatedouros, uma unidade apícola (produção de mel) e 22 estabelecimentos de comercialização de sementes, mudas e produtos veterinários e agrícolas.
Dos oito laticínios, três – situados em Manga, Montalvânia e São João das Missões -, já se encontravam interditados pelo IMA por problemas sanitários; um sofreu interdição parcial de atividades, e dois, diante de inconsistências de ordem ambiental, foram notificados pela Semad e terão prazo para se adequarem às exigências legais.
A FPI ainda fiscalizou duas indústrias de carnes e derivados, sendo uma em Januária e a outra em Juvenília. A de Januária estava regular, mas a fábrica de embutidos de Juvenília teve suas atividades suspensas porque operava clandestinamente, sem serviço de inspeção e sem autorização ambiental de funcionamento.
Dois abatedouros, em Brasília de Minas e em Januária, também foram interditados, em virtude de funcionarem sem serviço de inspeção e em péssimas condições sanitárias e ambientais. No abatedouro da cidade de São Francisco, também foram encontradas graves irregularidades sanitárias, mas não houve interdição, porque a prefeitura conta com serviço de inspeção municipal.
Nesse caso, como a legislação determina que o órgão municipal prepondera sobre o órgão fiscalizador estadual, diante das irregularidades encontradas durante a inspeção, os fiscais encaminharam relatório ao Ministério Público do Estado.
http://hojeemdia.com.br/horizontes/fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-interdita-latic%C3%ADnios-em-manga-e-em-pedras-de-maria-da-cruz-1.543264

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas