Figueirão disputa prêmio nacional de empreendedorismo

Figueirão, município com a menor arrecadação de Mato Grosso do Sul, será representado em Brasília, nesta semana, para concorrer ao título nacional de Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Figueirão, município com a menor arrecadação de Mato Grosso do Sul, será representado em Brasília, nesta semana, para concorrer ao título nacional de Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. Com o programa Produzir Mais, voltado ao desenvolvimento do agronegócio local, o prefeito Rogério Rosalin (PSDB), venceu a categoria Pequenos Negócios do Campo, na etapa estadual e segue para a disputa com os demais estados. A premiação será na sede do Sebrae Nacional, nesta terça-feira (10), às 18h.

A edição deste ano superou as expectativas e a meta de inscrições, que era de 1,5 mil projetos – as unidades do Sebrae nos estados receberam mais de 1,8 mil inscrições. Desse total, saíram 148 vencedores estaduais que concorrem à premiação nacional. No total, serão premiados 12 prefeitos que executaram em seus municípios os melhores projetos de incentivo aos pequenos negócios nos anos de 2015 e 2016.

Entre os beneficiados pelo Programa Produzir Mais, implantado em novembro de 2015, em Figueirão, estão os pequenos produtores da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), que atualmente produz 120 mil litros de leite ao mês. Na primeira fase, o Programa cumpriu com 200 protocolos de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), de sêmen sexado de touros das raças holandesa e girolando, para aumentar o potencial de produção leiteira. Em seguida uma equipe entrou com assistência técnica para o planejamento e desenvolvimento das propriedades cadastradas.

Além da produção de leite o Produzir Mais cadastrou propriedades rurais, estimulou a maior produtividade de frutas e hortaliças orgânicas, que são entregue na escola e hospital municipal. Também mapeou 100% da zona rural, diagnosticando oportunidades e entraves, potencializando a vocação local ao agronegócio, principal fonte econômica do município. Com o Programa também foi possível a implantação da feira livre no município que esta potencializando os negócios locais durante os finais de semana.

Estimular o associativismo, instalar uma agroindústria para beneficiamento de leite e outros alimentos, aumentar a produtividade do solo e a renda familiar, bem como, diminuir o exôdo rural também são objetivos do Programa Produzir Mais.

Esta é a nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e a primeira vez que Figueirão entra na disputa. “Com menos e 365 dias de gestão, conseguimos o êxito na etapa estadual e esperamos que se repita no âmbito nacional. Mas independente de resultado, o benefício à população já é um reconhecimento, que só conseguimos com a formação de uma equipe técnica e eficiente”, destacou o prefeito Rosalin, referindo-se ao ex-secretário de Agricultura do município, Fernando Barbosa, que também assina o Programa Produzir Mais.

Texto: Diego Silva

Fonte: ocorreionews.com.br/portal/2016/05/09/figueirao-disputa-premio-nacional-de-empreendedorismo/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas