FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR REVELA POTENCIALIDADE LEITEIRA DE JARU

Potencialidade leitera de Jarua - A realização de feiras como essa é muito importante para o desenvolvimento produtivo das famílias que residem no campo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A realização de feiras como essa é muito importante para o desenvolvimento produtivo das famílias que residem no campo.
Com o objetivo de promover maior integração entre os agricultores familiares e incentivar a bovinocultura leiteira da região, a Feira da Agricultura Familiar reuniu mais de 300 participantes na Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no município de Jaru. Realizada pela parceria entre o governo estadual, por meio da Emater, e a Associação os Produtores Rurais da Linha 634 (Asprol-634), o evento possibilitou aos agricultores da região assistir palestras técnicas e participar de atividades sociais e comerciais, trazendo benefícios para toda a comunidade e revelando a potencialidade produtiva do município.
A realização de feiras como essa é muito importante para o desenvolvimento produtivo das famílias que residem no campo. É através delas que os produtores rurais de pequenas propriedades têm acesso às inovações tecnológicas, informações de técnicas eficientes e até mesmo a aquisição de animais geneticamente melhorados. “É um momento muito importante para a comunidade, pois as feiras criam oportunidade de integração e confraternização entre os agricultores familiares que produzem e comercializam seus produtos ali”, explica a extensionista Rubia Morgana Maciel, da Emater/Jaru.
Durante a feira os agricultores ouviram palestras técnicas ministradas por técnico especialista na raça girolando, sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), numa proposta de incentivar a melhoria da qualidade do gado leiteiro da região. O evento ainda contou com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, revendas de insumos agropecuárias a preços diferenciados para os agricultores familiares, além de ações de cidadania como: exames rápidos e orientação social realizados pelas secretarias municipais.
Além de incentivar a bovinocultura leiteira e os subprodutos da agricultura familiar local, a feira é uma excelente estratégia para promoção de ações de fortalecimento da comunidade; melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, no estímulo ao desenvolvimento tecnológico da pecuária leiteira e na fixação de jovens rurais, contribuindo no trabalho de orientação e conscientização das famílias rurais da importância econômica da atividade e na melhoria da renda na propriedade.
1.º LUGAR NO RANKING
O município de Jaru tem grande participação na economia do estado de Rondônia, principalmente com a atividade leiteira, com uma produção diária de leite, segundo informações da Idaron na 42ª etapa de vacinação realizada neste ano, de 100.505 litros de leite/dia, produzidos nas 1339 propriedades locais. “É uma quantidade expressiva que coloca o Jaru na primeira posição no ranking da produção de leite no estado”, diz a extensionista da Emater/Jaru,
Palestras técnicas ministradas por técnico especialista.
Denise Vaz, que presta assistência técnica à comunidade, contribuindo para que Rondônia desponte entre os 10 maiores produtores do país.
Somente a Asprol, que completa 20 anos de fundação este ano, com seus 197 sócios, é responsável por produzir, em média, 400 mil litros de leite/mês. Segundo o presidente da Asprol, Moises Soares de Souza, a Associação, com o objetivo de oferecer maiores benefícios aos seus associados, investiu cerca de um milhão de reais na aquisição de 60 tanques de resfriamento de leite e já conta com caminhão com tanque isotérmico para o transporte do produto, além de mais dois caminhões e tratores para outros serviços. A Asprol conta ainda com uma loja de produtos agrícola para suprir a demanda dos associados a um custo mais baixo, já que juntos conseguem comprar em quantidades mais altas.
Parceira na realização da Feira da Agricultura Familiar a Asprol-634 tem contribuído muito para o desenvolvimento da produção de leite local. Participaram do evento, produtores rurais da região, pais e alunos e da escola que sediou a atividade, beneficiários da chamada pública do leite, agroindústrias e parceiros locais. Os alunos da Escola Frei Henrique também se destacaram com uma apresentação cultural e foram distribuídos, através de sorteios, brindes para os participantes.
Fonte: 010 – SECOM/GOV-RO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas