Na fazenda Lambert, são produzidos 130 queijos por dia.
Mesmo com a seca, eles conquistaram o segundo titulo consecutivo.
Mesmo com o pasto seco e dificuldade de produzir leite, uma família em Córrego Matutino, interior de Itarana, região Noroeste do Espírito Santo, ganhou pela segunda vez consecutiva, o titulo de melhor queijo tipo minas padrão do estado.
A Fazenda Lambert produz 1,2 mil litro de leite por dia, o que garante uma produção de 130 queijos por dia. Para manter o título por mais um ano, mesmo com o pasto seco, os produtores têm alimentado o gado com cana de açúcar.
A família competiu com outros 15 produtores rurais. No Concurso Estadual de queijo tipo minas padrão é avaliado a coloração homogênea do queijo, a consciência, que deve ser firme e o sabor, com uma acidez característica do tipo de queijo.
«Temos que cumprir todos os requisitos, então estamos tentando fazer tudo isso para continuarmos sendo o melhor queijo do estado», disse Lambert.
Do curral, o leite vai para a cozinha. Lá, as mulheres da família preparam o queijo de maneira precisa e cuidadosa. O leite precisa ser aquecido, separado do soro e colocado em formas.
«A gente se esforça daqui, eles se esforçam lá no curral, para ter qualidade», conta Isaura Francisco Lambert.
A edição de 2015 do concurso aconteceu em Vitória, inicio do mês de outubro.
http://g1.globo.com/espirito-santo/agronegocios/noticia/2015/11/familia-de-itarana-produz-melhor-queijo-minas-padrao-do-es.html