Evento em Carlinda aborda os principais temas da pecuária leiteira

O II Encontro de Pecuária Leiteira de Carlinda reuniu mais de 600 pessoas de vários municípios de Mato Grosso.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O II Encontro de Pecuária Leiteira de Carlinda reuniu mais de 600 pessoas de vários municípios de Mato Grosso. Com palestras que abordaram temas que vão desde a estruturação do rebanho leiteiro ao bem-estar do animal, o evento ofereceu informações sobre o melhor método de criação e gestão para o segmento. O evento que é realizado pelo Sindicato Rural de Carlinda e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi no sábado (25/06).

“A pecuária de leite em Carlinda, é referência, porém, tem muito espaço para crescer. E o objetivo do encontro foi o de impulsionar o setor trazendo conteúdo que vai ajudar o produtor a alavancar os negócios”, disse o anfitrião do evento, o presidente interino do sindicato, Nelson Obuti.

Obuti destacou ainda, que com a adoção de novas tecnologias e com o acesso a informações a pecuária leiteira pode apresentar resultados ainda maiores.

O vice-presidente da Famato, Normando Corral, falou da satisfação em sua trajetória sindical até chegar a vice-presidente da Federação, que o permite conhecer lugares e pessoas que fazem parte da história de crescimento de Mato Grosso. “Vir em Carlinda hoje, em um evento como esse, em poucas horas me possibilitou muito conhecimento. E isso é bom, principalmente para nós do Sistema Famato/Senar que tem a incumbência de multiplicar conhecimento. Para multiplicar conhecimento você tem que adquiri-lo, e somente adquire conversando, ouvindo e perguntando. Parabéns ao Sindicato e a todos pela iniciativa desse brilhante evento”, discursou Corral.

Para atender o anseio de crescimento da região, o analista de pecuária da Famato, Marcos Carvalho realizou a palestra “Boas Práticas da Atividade Leiteira”. Carvalho salientou que o mercado consumidor deseja produtos nutritivos, saudáveis e principalmente com preços justos. “Para conseguir produzir esse leite da maneira que o consumidor deseja é preciso trabalhar com as boas práticas da agropecuária.”, pontuou.

O presidente licenciado do Sindicato Rural de Carlinda, Alcindo Medici, disse que a entidade é indutora da evolução do agronegócio, em especial da pecuária leiteira no município.

O produtor rural, Nivaldo Nichetti destacou aos produtores rurais pontos cruciais para assegurar espaço no mercado, tais como: questões climáticas; produção de leite e de bezerros com qualidade e gestão nas tomadas de decisão. Ao contar seu caso de sucesso, ele enfatizou opções de produção que priorizem o manejo das pastagens, para que colham sua própria forragem, com redução de custos de mão de obra e economia na aquisição, manutenção e utilização de equipamentos menos onerosos.

No entendimento do produtor, a gestão tanto da atividade leiteira quanto de outras áreas do agronegócio no Brasil ainda é incipiente. Para ele ainda há um descompasso entre o avanço tecnológico da produção e o desenvolvimento da prática. “A falta de gestão tem prejudicado os resultados técnicos e econômicos da atividade”, disse Nichetti.

Obuti contou que a ideia de mostrar exemplos de sucesso, como a do produtor Nichetti, que tem em sua propriedade um processo de gestão eficiente, é mostrar o retorno obtido, tanto na rentabilidade como no sucesso econômico e tecnológico.

O presidente da Aproleite, associação que representa os produtores de leite de Mato Grosso, e do Sindicato Rural de Dom Aquino, Valdécio Fernandes discorreu sobre a competência dos pecuaristas de Carlinda, em produzir e produzir muito bem.

O alerta do estudioso em pecuária, Matosalem Camilo Neto, durante a palestra “Assistência Técnica Fator Decisivo para o Sucesso da Pecuária Leiteira”, foi de que nem sempre quem produz a maior quantidade tem mais rentabilidade sobre o que produz menos. “Gerir os custos fixos, operacionais, depreciação e ganho sobre o capital investido é o grande trunfo dos produtores eficientes”, salientou.

Conforme Neto, o pecuarista deve tratar sua propriedade, por menos que ela seja como uma empresa, e a parte de gerenciamento é sempre o calcanhar de Aquiles em qualquer produção.

O gerente de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Armando Urenha discorreu sobre o projeto Senar Tec Leite, que tem como objetivo a assistência técnica como mola propulsora para a produção de leite no estado.

De acordo com Urenha, o projeto piloto foi implantado no município de Pontes e Lacerda, região oeste de Mato Grosso. No estado são 120 propriedades assistidas. A estimativa do programa nessas propriedades é de 24 meses.

Outra novidade durante o evento foi o anúncio de que Carlinda será contemplada com o projeto Senar Tec Leite.

http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=46396

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas