Entressafra do leite traz expectativa de aumento no preço do alimento em MG

Em março houve um aumento de 13,4% no valor médio do litro em relação ao mesmo período do ano passado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os preços mais baixos da soja e do milho podem beneficiar os produtores de leite.
A produção de leite das 110 vacas é de cerca de 1,2 mil litros por dia na fazenda do criador Robsoney Ferreira Silva, em Prata, no Triângulo Mineiro. No ano passado, ele vendeu o litro por R$ 1,28 em média. Esse ano, chegou a conseguir R$ 1,45. Nas próximas semanas, por causa da entressafra, sai o pasto e entra a silagem. Com isso, a produção geralmente cai.
“Se o leite manter o preço e tiver mais um acréscimo, o produtor vai ter um ano muito bom. Estamos na expectativa”, diz Silva.
Dados do Cepea, da USP, mostram que o preço médio do litro do leite em março desse ano foi 13,4% maior do que o mesmo período do ano passado. Além dessa alta, outro fator também deve ajudar os produtores a terem uma margem maior na venda.
Segundo o diretor da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata, alguns insumos para manter o gado na entressafra devem sofrer uma queda de preços, diminuindo os custos de manutenção dos animais.
“O clima ajudou. E com a previsão de safrinha recorde do milho, a soja, já ofereceu preços muitos mais acessíveis que o ano passado. Isso para o produtor ajuda bastante”, diz Leandro Junqueira, diretor da Cooprata.
Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil com 26% do total nacional.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/04/entressafra-do-leite-traz-expectativa-de-aumento-no-preco-do-alimento-em-mg.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas