Empresas que adulteravam #leite são interditadas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Água oxigenada e soda cáustica eram adicionadas no leite durante sua preparação. A identificação da adulteração foi realizada por meio de escutas telefônicas autorizadas judicialmente.
Os estabelecimentos SC Foods S/A e da Cooperativa dos Produtores de Leite de Formosa do Sul foram interditados por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com base nas investigações realizadas durante a Operação Leite Adulterado III, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, foi indentificada a adição de substâncias nocivas como água oxigenada e soda cáustica no produto.

As fraudes ocorriam nos galpões fora das instalações das empresas e envolviam também transportadores de leite, que preparavam os caminhões de coleta com a adição de produtos como água oxigenada e soda caustica, antes de saírem para iniciar a linha de coleta.

Outra forma de fraude era a preparação de um pequeno volume de leite com grande quantidade de produtos químicos para ser adicionado a um volume maior, de forma a mascarar os parâmetros de qualidade do leite cru refrigerado, comercializado para outras empresas.

Durante as investigações, foi constatado que as empresas Laticínios Santa Terezinha Ltda e Laticínios São Bernardino Ltda, identificadas como receptoras, também se encontravam fora dos padrões legais. A empresa Laticínios Santa Terezinha Ltda ficará sob Regime Especial de Fiscalização, ou seja, restritivo. Já a São Bernardino, que está sob inspeção de um consórcio municipal, reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), receberá as sanções que o próprio consórcio entender necessárias.

A partir da identificação do uso produto, será então determinado o recolhimento cautelar dos lotes o mais breve possível. O leite adulterado descoberto durante a operação era vendido exclusivamente para empresas de processamento.
Informações assessoria de imprensa Mapa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas