Embrapa realiza dia de campo no sul do estado do Rio

TecLeite - O evento Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite (Tecleite), idealizado pela Embrapa Gado de Leite, que contou com a parceria da Pesagro, Emater-Rio e Embrapa Solos,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O evento Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite (Tecleite), idealizado pela Embrapa Gado de Leite, que contou com a parceria da Pesagro, Emater-Rio e Embrapa Solos, teve sua sexta edição no dia 21 de setembro. Mais de 300 pessoas participaram do dia de campo, que ocorreu no Campo Experimental de Santa Mônica, localizado em Valença, no Sul Fluminense.
Os produtores, técnicos e estudantes presentes tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias da pesquisa agropecuária em palestras que abordaram os seguintes temas: cultivares forrageiras; pastejo rotacionado; Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF); produção de silagem de Capim-elefante BRS Capiaçu; saúde animal (tripanossomíase em bovinos) e manejo e conservação dos solos.
Durante a abertura do evento, que contou com a presença de representantes da Pesagro, Emater-Rio e Embrapa, o produtor de leite na região, Fernando Duque, ligado ao Programa Balde Cheio, fez um relato da sua experiência na adoção de tecnologias. Também na abertura, foi apresentada a “Coleção e-Rural”, conjunto de cartilhas digitais baseadas em trabalhos de pesquisa agropecuária, com recomendações práticas de interesse do produtor. A coleção é acessada por dispositivos móveis (celular e tablet), mas o interessado também poderá fazer o download das cartilhas no site(bit.ly/embrapaerural).
TecLeite – O objetivo do TecLeite é transferir novas tecnologias para os produtores de leite de base familiar. De iniciativa da Embrapa Gado de Leite, a primeira edição do evento ocorreu em 2011, também em Valença. Hoje, o TecLeite se tornou uma marca da Embrapa. Desde a primeira edição, cerca de 1.500 produtores já participaram dos dias de campo.
Segundo o analista da Embrapa Gado de Leite, Websten Cesário da Silva, tão importante quanto transferir tecnologias para o produtor é a aproximação das empresas de pesquisa com a extensão rural. “As instituições parceiras constroem juntas o evento e os temas das estações dos dias de campo são sugeridos pelos técnicos da Emater, que conhecem de perto as demandas dos produtores”, afirma o analista.
No dia cinco de outubro será a vez do município de Coronel Pacheco-MG receber, pelo segundo ano consecutivo, o TecLeite, organizado em parceria com a Emater-MG. O evento será realizado no Campo Experimental José Henrique Bruschi (Rodovia MG 133, Km 42). As atividades começarão às 8h e se encerrarão às 13h. As inscrições serão realizadas no local.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3311-7486 ou pelo e-mail cnpgl.nutec@embrapa.br.
Rubens Neiva – Jornalista
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Gado de Leite
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Juiz de Fora – MG
rubens.neiva@embrapa.br
Tels: +55 (32) 3311-7532 / (32) 99199-4757
site: www.cnpgl.embrapa.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas