Embrapa firma parceria para avaliação de coleta do leite

Paulo Lanzetta - Instituições acompanham amostragem de como funcionará o equipamento que faz parte do projeto para melhoria da qualidade da matéria- prima ao chegar à indústria, prestando também segurança no transporte.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Paulo Lanzetta – Instituições acompanham amostragem de como funcionará o equipamento que faz parte do projeto para melhoria da qualidade da matéria- prima ao chegar à indústria, prestando também segurança no transporte.

Instituições acompanham amostragem de como funcionará o equipamento que faz parte do projeto para melhoria da qualidade da matéria- prima ao chegar à indústria, prestando também segurança no transporte.

Uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas,RS Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat) e Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios Ltda (Cosulati) teve destaque na manhã desta quinta- feira, dia 12. Em encontro na sede da Cosulati, autoridades políticas e representantes das instituições parceiras puderam observar os equipamentos acoplados nos transportes para testar e avaliar as novas metodologias tecnológicas de coleta automática e de vazão de leite no Estado.

O projeto busca avaliar a qualidade da matéria- prima, que chega até a indústria e melhorar segurança no transporte. Os equipamentos avaliados são medidores de vazão embarcados e coletadores automáticos de amostras, os quais já são referência em países da Europa, como a Alemanha e Portugal.

A Embrapa irá avaliar se a metodologia de coleta automática apresenta resultados compatíveis com os métodos previstos na legislação. Se os resultados forem positivos, o Sindilat buscará regulamentação de uso e isenção fiscal para importados e benefícios para os nacionais. O custo é variável, acima de 60 mil reais. A previsão é que até o final de dezembro deste ano, cinco equipamentos integrem o projeto.

O objetivo do projeto experimental é comparar três diferentes métodos de coleta de amostras: o método automático, via equipamento, o método manual de coleta de amostra, feito pelo transportador, e a coleta manual efetuada por um técnico capacitado. » Pretende-se presentar os resultados para a cadeia produtiva do leite e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)», confirmou a pesquisadora Maira Zanela. O projeto também visa testar as metodologias de coleta em diferentes condições (diferentes volumes e tipo de resfriadores) para verificar vantagens e desvantagens para a realidade de pequenos e grandes produtores, condições de estrada e calibragem de equipamentos.

«Toda tecnologia contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Isto facilita no processo do sistema de coleta e ajuda na fiscalização. O projeto atenderá a municípios onde há produtores associados a Cosulati», afirma Dejalmo dos Santos, supervisor de rotas da Cooperativa.

Além dos representantes de cada empresa e autoridades políticas, o evento também contou com a participação do secrretário da agricultura do Estado, Ernani Polo, do presidente da Cosulati, Arno Kopereck, do secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, do coordenador técnico da Estação Experimental Terras Baixas, Sérgio Renan Alves e da pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maira Zanela, que irá conduzir o projeto.

Funcionalidade dos equipamentos

O medidor de vazão mede o volume de leite coletado em cada propriedade, podendo ao mesmo tempo fornecer a localização georreferenciada do produtor, a quantidade e temperatura do leite coletado, deixando uma tarja impressa para o produtor com essas informações e mais o nome do motorista que efetuou a coleta, placa do caminhão, compartimento em que o leite foi alocado, além de dados do laticínio, no caso, a Cosulati.

Chegando na indústria, se pode imprimir um resumo com todos os dados da coleta, ou simplesmente descarregar os dados no sistema de gerenciamento de dados da Cooperativa, através de wi-fi, bluetooth ou pendrive.

O coletador automático de amostras efetua a coleta de amostra de cada leite coletado no produtor, de forma que ao passar pela tubulação de coleta, o equipamento retira uma pequena aliquota, referente ao volume total coletado. Com isso, a amostra se torna mais homogênea e confiável, além de permanecer em compartimento lacrado, sem que haja possibilidades de troca ou adulteração.

Projeto de Lei

Nesta quarta-feira, dia 10, o secretário de agricultura do Estado, Ernani Polo, apresentou um projeto de lei que estabelece regras para ampliar o controle sobre o setor leiteiro e combater fraudes. A proposta construída pela equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, tende a contemplar a produção, coleta, transporte e comercialização do leite, além de aumentar a fiscalização e o controle em todas as fases em apenas uma lei.

«Essa parceria possibilita avançarmos no controle do leite, é um compromisso do Estado e precisamos ampliar a qualidade do leite. Isto envolve milhares de pessoas e também há a proposta de projeto de lei, apresentada nesta semana, que auxiliará em uma fiscalização eficaz», explica o secretário Ernani Polo.

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/7201224/embrapa-firma-parceria-para-avaliacao-de-coleta-do-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas