Emater orienta criadores de gado no manejo de pastagens

São Jorge do Patrocínio - Foi realizado na propriedade do Sr. Rubens Mascari um encontro com produtores de leite e gado de corte, onde foi abordado tema
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

São Jorge do Patrocínio – Foi realizado na propriedade do Sr. Rubens Mascari um encontro com produtores de leite e gado de corte, onde foi abordado tema «Manejo Conservacionista do Solo em Áreas de Pastagens», que integra o «Projeto Carne e Madeira de Qualidade», extensão rural desenvolvida entre os municípios via EMATER e entidades parceiras. Compareceram técnicos e criadores de gado locais e também dos município de Alto Paraíso e Icaraíma, a convite da entidade.
O prefeito José Carlos Baraldi e o vice-prefeito Ronaldo Tinti estiveram presentes, além do secretário de Agricultura Fausto Paulin, os técnicos da EMATER Rafael Meier de Matos e Inácio Bacarin. A propriedade do Sr. Rubens é uma das 05 unidades de referências (UR) da região de Umuarama onde está sendo aplicado o projeto de manejo silvipastoril, ou seja, que integra a produção de madeira para sombreamento à pastagem, de modo que haja maior produtividade tanto no volume de leite quanto na qualidade da carne, além de proporcionar renovação sustentável à pastagem.
A técnica vem conquistando grande aceitação entre os criadores de gado, desde que a EMATER em parceria com os municípios apresentou a proposta e passou a realizar os acompanhamentos técnicos às UR’s. Rafael apresentou os principais fatores e características do processo, abordando todas as fases, desde a localização das linhas do plantio das mudas de eucalipto, os principais benefícios e demais cuidados pertinentes. O eucalipto é a principal madeira adotada no desenvolvimento do projeto, por ser de extração e considerável valor comercial, além de fácil rebrota, proporcionando sombra desde a fase mais tenra. Logo após, os produtores foram convidados a visitar as dependências da propriedade, as pastagens e os resultados das técnicas adotadas. «Nossa região possui ciclos climáticos definidos e com períodos de chuva favoráveis, de forma que deve-se tirar o máximo de potencial da produção por meio do manejo adequado e ao trato com os animais», explicou Rafael.
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/economia/598835-preco-do-leite-volta-a-subir-no-rio-grande-do-sul.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas