Em três meses, um prêmio internacional

Queijo canastra - Guilherme Henrique Silva, de 35 anos, começou a produzir o queijo canastra em março de 2017 e, em junho, já havia ganho uma medalha de prata no mundial da França.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Guilherme Henrique Silva, de 35 anos, começou a produzir o queijo canastra em março de 2017 e, em junho, já havia ganho uma medalha de prata no mundial da França. O queijo premiado foi feito na antiga queijaria usada pelo avô, antes de Silva fazer novas instalações de acordo com a legislação atual. “O queijo sempre foi a principal fonte de renda dos meus avós, apesar de que, naquela época, não era tão valorizado como é hoje em dia”, conta ele.
O produtor diz que, antes de morrer, aos 90 anos, o avô transferiu toda a administração para os netos. Mal sabia ele que os herdeiros iriam tão longe com o tradicional queijo de leite cru, mesmo tendo passado a vida toda ensinando aos netos o processo de produção. Na infância, a fabricação do queijo fazia parte das brincadeiras – era comum os avós incentivarem os netos a fazer os próprios “queijinhos” para comerem no lanche.
Silva nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, mas sempre morou em São Roque de Minas. Ele e os irmãos se mudaram para Lavras, na região do Campo das Vertentes (MG), para cursar Agronomia. Depois veio o mestrado em Viçosa (MG). “Nessa época, a gente vinha para São Roque apenas nas férias e nos feriados.” Só em 2010 Silva voltou para a cidade, onde chegou a exercer a profissão. Mas, em seguida, já começou a produzir o queijo. “Sempre tive vontade de ter uma queijaria minha, mas o produto não era valorizado.”
O prêmio na França foi o empurrão que Silva precisava para entrar de vez no setor e lançar o seu queijo, o Capela Velha. Mas, ao contrário do avô, que sempre vendia o queijo canastra ainda fresco (o que dava menos valor ao produto), decidiu comercializar o queijo curado, mais caro. Hoje, ele produz 20 peças de queijo por dia e tem planos para aumentar esse número para 25 a 28 peças. “Minha preocupação é manter a história da fazenda e da família, porque aqui todo mundo sabe fazer queijo. A diferença está na história de cada um.”
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,em-tres-meses-um-premio-internacional,70002141232

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas