É possível a recuperação dos preços em 2016

Quando exatamente os preços subirão, dependerá de fatores como crescimento da demanda e redução dos estoques. Durante a Conferência IFCN Dairy, um encontro anual de pesquisadores e analistas para debaterem sobre economia agrícola, os baixos preços do leite foram discutidos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os mecanismos de deixarem os preços nacionais acompanharem os preços do mercado mundial resulta em quedas de preços de leite locais mais rapidamente em mercados abertos do que em mercados regulados. “Há 14 meses que o mundo enfrenta crise econômica no setor de laticínios, período em que a margem da economia agrícola está no mínimo 10% abaixo da média. Isto surgiu a partir da crise do setor lácteo de 2012 e do «boom» dos preços dos laticínios de em 2013/2014”, resume como foi o surgimento da crise, Torsten Hemme, Diretor Administrativo do IFCN. Agora os agricultores sobrevivem fazendo ajustes nos fluxos de caixa e manejando estoques, desde gado, a alimentação. Frequentemente manutenção e investimentos são postergados para reduzir os resultados negativos das propriedades. “Fazendas são pequenas operações, que também precisam utilizar ferramentas de gestão, e diversificação de riscos. Temos acompanhado e apoiado esse desenvolvimento”, afirmou Anders Fagerber, presidente do Conselho do IFCN, durante a conferência. Com cerca de 70 especialistas em laticínios de todo mundo a Rede de Pesquisadores IFCN está presente em 40 países. O que ocorrerá no mercado futuro dos lácteos foi explicado. Análises dos suprimentos mundiais de leite com base em pesquisas do IFCN mostram que os estoques crescerão 1,5% em 2016. Isto é substancialmente menos que em 2015 (+1,8%), e 2014 (+3,2%). Também a demanda de leite é um fator importante. As estimativas do IFCN apontam que a demanda cresceu, em 2015, entre 1,8% e 2%. Esse crescimento está abaixo da média de longo prazo, (2006 a 2015), foi de 2,4%. Para 2016 o IFCN estima crescimento do nível da demanda para 2%. O que isto significa para o equilíbrio do mercado? Em 2014 e 2015 a oferta excedeu a demanda e os estoques cresceram. O IFCN estima que na base anual, a demanda de leite irá exceder a oferta em 2016. Embora esta relação não tenha sido observada nos primeiros cinco meses, ela surgirá até o final do ano.

E o preço do leite? Torsten Hemme, fundador da Dairy Researcher Network IFCN diz sobre as perspectivas dos preços do leite: “Isto dependerá bastante das ações dos atuais estoques por seus gestores. Se segurarem os estoques por mais tempo uma recuperação substancial poderá ocorrer até o final de 2016. Se, no entanto, agirem de forma diferente, a recuperação dos preços será adiada. Mas, a recuperação dos preços é possível”.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=6401:pesquisadores-e-analistas-do-setor-lacteo-concordam-e-possivel-a-recuperacao-dos-precos-em-2016

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas