Dinapec recebe cerca de 3 mil visitantes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Realizada pela Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) com apoio e patrocínio de várias entidades, a Dinâmica Agropecuária – Dinapec ocorrida nos dias 8, 9 e 10 de março, na sede da instituição, em Campo Grande, MS, encerra seus trabalhos com uma avaliação positiva dos organizadores.
Para o chefe-adjunto da área de Transferência de Tecnologia, Ronney Mamede, a cada ano a Dinapec torna-se mais atrativa e o diferencial está nas inovações que a cada ano ela apresenta. Mamede cita o lançamento de dois capins Ipyporã e Quênia e um novo modelo de Régua de Manejo de Pastagens, além de outras novidades. “O evento é focado em apresentar tecnologias e o público que visita a Dinapec vem em busca desses conhecimentos, o que para nós é muito gratificante, porque assim estamos cumprindo com o nosso papel que é produzir e divulgar informação”. A supervisora da área que também responde pela organização da feira, pesquisadora Thais Basso Amaral, está satisfeita com a participação do público que superou a marca dos últimos anos com cerca de três mil visitantes cadastrados durante os três dias do evento. “A cada ano a Dinapec se supera e atrai mais visitantes, principalmente, produtores e técnicos”, avalia.
A movimentação durante a feira, os roteiros e as oficinas lotadas mostraram que, realmente, a Dinapec tem atraído o público e não só de produtores e técnicos, mas estudantes do setor agropecuário e até crianças. O que se percebe também é que, o que tem atraído o público são as informações tecnológicas disponibilizadas, até porque a Dinapec não trabalha com outros tipos de atrações.
O grande diferencial deste ano e que surpreendeu foi a participação de escolas no Dinapec Kids – uma atividade montada especialmente para estudantes do ensino fundamental. Com o tema “Agricultura Sustentável: alimentando o presente para garantir o futuro”, a equipe da Embrapa apresentou para mais de 400 crianças palestras em sala e no campo explicando como as pesquisas acontecem e influenciam no nosso dia a dia. Os estudantes aprenderam sobre alimentação dos bovinos, como preservar o solo, o ambiente, o que causa e como reduzir os gases de efeito estufa na agropecuária, dentre outros assuntos. Poliana de Paula Santa Terra, de 10 anos, estudante do 5º ano da escola do SESC, disse que gostou muito de conhecer a Embrapa e que aprendeu a valorizar mais os alimentos. “Quero voltar mais vezes para aprender mais”, disse a estudante. Maria Clara de Oliveira Berno, nove anos, estudante da mesma escola disse que gostou de conhecer o que a Embrapa faz. “É uma empresa inteligente e boa para ensinar sobre a carne”. Na avaliação da professora de português Lianez Frihling, a iniciativa da Embrapa é válida e muito importante. “Nós ficamos encantados com a apresentação dos pesquisadores e para as crianças, foi interessante saber que tem pessoas cuidando e zelando pelos alimentos”.
Mas não foram somente as crianças que gostaram das apresentações da Dinapec, o produtor Geraldo Paiva, da cidade de Anastácio disse que ficou sabendo da feira pelo noticiário e resolveu visitar. “Nunca havia participado da Dinapec e achei bem interessante. Conheci as novas variedades de capins e fiquei satisfeito com que eu vi e devo voltar para conhecer outras tecnologias da Embrapa. Com este evento a sociedade só tem a ganhar”, disse.
Assim como produtores e estudantes, técnicos visitaram a Dinapec pela primeira vez. É o caso do médico-veterinário Álvaro Neto. “Gostei do que vi na feira, como o novo capim Quênia e de duas palestras que assisti, uma sobre silagem e outra recuperação de pastagem”.
Novidades da Régua de Manejo é demonstrada no campo
Um dos roteiros mais movimentados foi o de manejo e recuperação de pastagens que incluiu a apresentação do novo modelo da Régua de Manejo. A produtora rural Michelle Rodrigues, visitou a Dinapec por dois dias e assistiu a várias palestras, ela conheceu o dispositivo e achou bem prático.
Além de prático e de fácil manuseio a Régua é um aliado do produtor na hora de manejar a pastagem corretamente. Os incrementos podem chegar a cinco arrobas por hectare em pastagem de média a alta fertilidade, quando bem manejada. O dispositivo visaaumentar a produtividade e dar maior durabilidade ao pasto. Foi criado há cinco anos e a nova versão traz números que foram atualizados e incluiu cinco novos capins. A apresentação do novo modelo da régua foi feita por um de seus idealizadores, o zootecnista Haroldo Queiróz, que explicou na prática os pontos de entrada e saída de animais conforme o capim.
Apoiadores da Dinapec e parceiros percebem a evolução do evento e sua consolidação, como Arnaldo Filho, gestor de desenvolvimento Rural da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que considerou boa a movimentação nos três dias de evento. “Vieram caravanas de várias cidades e um público interessado nas informações técnicas”. Auro Otsubo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Oeste, de Dourados, MS, que há quatro edições é parceiro da Gado de Corte, diz que a Dinapec já é um dos mais importantes eventos agropecuários do Estado e busca evoluir a cada ano.
Na opinião do Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, a Dinapec superou todas as expectativas este ano, inclusive no número de visitantes. Inovou trazendo para a Feira, escolas, sindicatos rurais, produtores do estado e de fora, até mesmo de países vizinhos, como do Paraguai e da Bolívia. Apresentou novas tecnologias, lançou capins, aplicativos, um software, uma Plataforma de Qualidade Carne Bonificada (Programa de Bonificação de Raças Bovinas – Parceria CNA-Embrapa-Olympo) e assinou termo de cooperação técnica com a WebGados Aplicativos Ltda. “O sentimento é de satisfação com os resultados e de cumprimento do papel da empresa que é de contribuir para o agronegócio brasileiro”.
A realização da Dinapec contou com o apoio de várias instituições: Fundação MS, Fundação Chapadão, Senar/MS, Sebrae, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Geneplus, Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV, DBO, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fundect, CNA Brasil e Sindicato Rural de Campo Grande. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), do Banco do Brasil, Sicredi e da Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan).
Participaram como parceiras da 12ª Dinapec as Unidades: Embrapa Agropecuária Oeste, Caprinos e Ovinos, Florestas, Gado de Leite, Pantanal, Pecuária Sudeste e Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas