#Dilma anuncia novas medidas de apoio para agricultura familiar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira o Plano Safra da Agricultura Familiar, com o objetivo de estimular o setor com créditos de R$ 18 bilhões até 2014.

«A maior importí¢ncia deste plano é seu caráter social, pois aponta para uma maior inclusão produtiva», declarou Dilma durante uma cerimí´nia realizada no Palácio do Planalto.

Segundo o plano, o montante de créditos para os pequenos camponeses será neste ano 12% maior que o dedicado ao setor no ano passado, com juros que variarão entre 0,2% e 4,5% em função da renda e da capacidade de pagamento de cada agricultor.

Além disso, será fortalecido o Programa de Aquisição de Alimentos, mediante o qual o governo destina os alimentos da agricultura familiar de forma gratuita nas escolas, creches e através de diversos programas sociais.

Da mesma forma, a agricultura familiar abastece com alimentos os refeitórios do sistema penitenciário, das Forças Armadas e de diversas instí¢ncias do í¢mbito governamental.

Um dos discursos do ato foi do produtor rural Leandro de Freitas, da organização Via Campesina, que destacou a «coragem» do governo para aumentar a oferta de créditos a baixos juros no meio da crise mundial, e o impacto que o apoio í  pequena agricultura terá na «luta» para reduzir os ní­veis de pobreza rural.

Na semana passada, o governo já tinha anunciado o chamado Plano Agrí­cola e Pecuário 2012-2013, mediante o qual, para esse perí­odo, serão destinados créditos de R$ 115 bilhões aos médios e grandes empresários do campo.
Fonte: Efe

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas