Deputados aprovam projeto que aumenta ICMS de leite

O Projeto de Lei (PL) 79/2018 trata especificamente do leite longa vida (UHT) em recipiente com conteúdo de até dois litros.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com 20 votos favoráveis e cinco contrários, os deputados capixabas aprovaram na tarde desta segunda-feira (7) o projeto que aumenta de 12% para 17% a alíquota do ICMS para leites produzidos em outros estado e comercializados no ES.

O Projeto de Lei (PL) 79/2018 trata especificamente do leite longa vida (UHT) em recipiente com conteúdo de até dois litros. Para as demais saídas de leite será mantida a alíquota atual de 12%. A mudança, para gerar estímulo aos produtores capixabas, seria uma demanda da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).
Analisada em regime de urgência pelas comissões de Justiça e Finanças, a matéria foi gerou discussão entre os deputados, a favor e contra a proposta.
Para o líder do governo, o deputado Rodrigo coelho (PDT), a medida representa apenas retirada ao incentivo das empresas de fora do Estado, e rechaçou qualquer tipo de “proteção” à indústria capixaba
Um dos votos contrários ao PL, Da Vitória afirmou na tribuna que o projeto tratava-se de “uma proposta de divergências e só o Executivo poderia exaurir. A segurança seria se tivéssemos as duas propostas aqui na Casa”, afirmou. Ele defende a leitura de que a medida só beneficiaria duas grandes empresas locais – controvérsia que empurrou a aprovação da medida por semanas na Casa.
 
Fonte: Folha Victoria
Imagem: Folha Victoria
Autor: Folha Victoria
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas