Deputada de MS defende reativação de laticínios para fomentar pecuária leiteira

Reativação de laticínios - Reativação de laticínios parados, ações concretas e políticas públicas voltadas a uma das maiores categorias de produtores do Brasil, vindas de discussões
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Reativação de laticínios parados, ações concretas e políticas públicas voltadas a uma das maiores categorias de produtores do Brasil, vindas de discussões entre os segmentos que compõem a bacia leiteira de Mato Grosso do Sul.
Estas foram algumas das propostas defendidas pela deputada federal Tereza Cristina durante encontro com produtores, representantes de associações, cooperativas e entidades ligadas a pecuária leiteria do Estado, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite – Abraleite que aconteceu quinta-feira (25) no Sindicato Rural em Campo Grande.
O cenário leiteiro que Mato Grosso do Sul tem apresentado ao longo dos últimos anos, com quedas significativas na produção do produto, devido à falta de incentivo e no preço de comercialização do próprio leite foram alguns tópicos apresentados pelos presentes.
A busca de saídas para fomentar o setor foi um dos pontos abordados pela deputada Tereza. Dentre elas a reativação das plantas de produção do leite que estão paradas no Estado.
“Precisamos ter a união dos produtores neste momento tão delicado pelo qual o leite está passando, juntar o segmento em cooperativas para tocar as plantas paradas e acima de tudo vontade de solucionar esse problema. É fundamental se organizar na defesa de toda classe produtora, melhorando assim o preço do produto e incrementar com novas tecnologias e investimentos a produção de leite por aqui”, defendeu Tereza que colocou toda sua equipe para auxiliar na busca de uma solução definitiva para aumentar a oferta e comercialização do produto no MS.
Tereza ainda defendeu um diálogo intenso do setor para obter recursos específicos para financiar o setor leiteiro em Mato Grosso do Sul. “O Estado [brasileiro] precisa desenvolver uma política definitiva para fomentar a produção do leite por todo nosso país”, ressaltou a parlamentar.
O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, também compartilha da mesma opinião da deputada Tereza Cristina. Para ele outro ponto importante é a criação de legislação específica que possa beneficiar o setor e desenvolver a produção. “Precisamos fomentar e incrementar para que a atividade não morra em todo o país, cobrando que sejam desenvolvidas ações para dar suporte à produção em todo o país. É chegada a hora de ter bons olhos para os bons produtores e para os bons laticínios. Nós, produtores, somos o elo mais prejudicado desta cadeia e precisamos estar unidos em favor da pecuária leiteira”, enfatizou Geraldo.
Criada em julho do último ano a Abraleite tem cobrado ações efetivas do Governo Federal que possam beneficiar os produtores de leite em todo o Brasil, priorizando a unificação do setor. Apontou a desoneração ou redução de impostos e ações que projetem o escoamento da produção.
Acesso a crédito com mais prazos e prorrogação de prazos para inscrição ao Pronaf também foram defendidas durante o encontro.
https://www.correiodoestado.com.br/rural/deputada-de-ms-defende-reativacao-de-laticinios-para-fomentar-pecuaria/320324/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas