Depois de dois anos em queda, produção de leite cresce em 2017

A produção mundial está crescendo desde 2009, no entanto, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no ano passado o crescimento ocorreu em um ritmo menor.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email


A produção mundial está crescendo desde 2009, no entanto, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no ano passado o crescimento ocorreu em um ritmo menor.
O volume global atingiu 596,31 bilhões de litros em 2016, aumento de 0,7% frente a 2015.
A estimativa do Departamento para 2017 é de incremento de 1,8% em relação a 2016, atingindo 606,86 bilhões de litros.
O crescimento médio, de 2010 a 2015, foi de 2,9% ao ano. Veja a figura 1.
Para 2018, a estimava é de incremento de 1,9% na produção, atingindo 618,50 bilhões de litros.
A cotação mais alta do leite e lácteos no mercado internacional (que estimula a produção) e a demanda mundial crescente são os fatores de aumento da oferta em curto prazo.
Cabe destacar que o consumo de lácteos no cenário mundial tem se diferenciado do Brasil, puxado pelo incremento da demanda dos países asiáticos, com destaque para a China.
Figura 1.
Produção mundial de leite de vaca, em bilhões de litros.

* estimativa USDA
** estimativa Scot Consultoria
Fonte: USDA / Compilado pela Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, a produção foi de 34,61 bilhões de litros, queda de 1,5% em relação a 2014.
Os dados de produção de 2016 totalizaram 33,62 bilhões de litros, queda de 2,8% naquele ano.
Para 2017, segundo Índice de Captação de Leite da Scot Consultoria, de janeiro a outubro, a produção aumentou 2,2% comparativamente com o mesmo período do ano anterior.
A produção vem crescendo com o clima favorável e também em função da queda nos custos de produção, especialmente da dieta, em função da cotação do milho e do farelo de soja.
Para 2018, esperando uma recuperação na produção, a expectativa é de incremento de 1,8% no volume captado, voltando ao patamar de 35 bilhões de litros.
Figura 2.
Produção brasileira de leite, em bilhões de litros.

*estimativa Scot Consultoria
Fonte: IBGE / Elaboração: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br
Expectativas
Se considerarmos o quadro de oferta ainda ajustado no mercado interno este ano e no ano que vem (crescimentos comedidos da produção), a expectativa é de preços firmes para a cadeia do leite, especialmente no primeiro semestre de 2018.
No entanto, a situação ainda é de cautela para o produtor, já que a atividade leiteira vem de dois anos ruins, de margens apertadas e prejuízos em muitos casos. O produtor de leite está descapitalizado e a sugestão é aproveitar os resultados melhores no primeiro semestre de 2017 para recompor caixa.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas