Demanda por rações cai no 1º semestre

Demanda racoes - Segundo balanço do Sindirações, procura por alimentação animal industrializada para gado de corte caiu 8,2% A demanda por rações
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo balanço do Sindirações, procura por alimentação animal industrializada para gado de corte caiu 8,2%
A demanda por rações industrializadas para rebanhos de corte e de leite recuou no primeiro semestre do ano, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). No caso do gado de corte, o total ficou em 1,09 milhão de toneladas, 8,2% abaixo do registrado em 2016 (1,18 milhão de t). Já a procura por alimentação preparada para rebanho leiteiro ficou em 2,56 milhões de t, queda de 3,4% ante o mesmo período de 2016, em que foram vendidas 2,65 milhões de t. No total, a demanda por rações industrializadas alcançou 33,1 milhões de t, baixa de 1,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Em relação ao gado de corte, Ariovaldo Zani, vice-presidente executivo do Sindirações, observa que a oferta de carne bovina ficou travada durante o primeiro semestre por causa da capacidade de abate e incertezas dos pecuaristas frente ao retorno do Funrural e as delações, além do desinteresse do confinador, em resposta à arroba do boi que despencou. O cenário resultou na queda da demanda por rações. “A reação durante o segundo semestre, mesmo que não muito promissora, tem recaído sobre alguns indícios de valorização da arroba, muito embora a recuperação dependerá bastante da retomada do consumo doméstico e dos desdobramentos do embargo americano que pode modular os interesses de outros importadores”, diz.
Apesar dos efeitos favoráveis do clima e do alívio no custo dos grãos utilizados na alimentação das vacas em lactação, a produção de leite caiu nas principais bacias leiteiras e determinou alguma concorrência entre os laticínios na captação do leite cru para recomposição dos estoques no varejo, indica o Sindirações. “O incremento nas importações de lácteos, por sua vez, deve limitar os ganhos no preço do leite no segundo semestre e estimular o consumo no final da cadeia, favorecendo assim a retomada na produção das rações”, prevê Zani.
Fonte: Sindirações

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas