Custos de produção sobem após oito meses de queda

Custo de produção - Pela primeira vez desde janeiro deste ano, os custos de produção da pecuária leiteira (considerando a “média Brasil”, que envolve os estados
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Custo de produção – Pela primeira vez desde janeiro deste ano, os custos de produção da pecuária leiteira (considerando a “média Brasil”, que envolve os estados de BA, GO, MG, SP, PR, SC, RS), não fecharam o mês em queda. O Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os gastos correntes da propriedade, registrou variação de 0,01% em relação ao mês anterior.
Ainda que a variação seja pequena, mostra a inversão da tendência de desvalorização, que acontecia desde fevereiro. Com o aumento das cotações dos componentes do concentrado, principalmente do milho, a perspectiva é que, até o final do ano, os custos de produção devem registrar novas altas.
Relação de troca em São Paulo piora em outubro – Segundo pesquisa do Cepea, que realiza a coleta de preços nas casas agropecuárias no estado de São Paulo, a relação de troca para os insumos da atividade piorou. Para comprar uma tonelada do concentrado 22% de proteína bruta em outubro, o produtor paulista teve que vender 623,9 litros de leite, alta de 6,1% frente a setembro (588 litros/tonelada). A relação de troca do sal mineral 130g de fósforo também se elevou em 6,73%, chegando a 74,5 litros/ saca de 25kg, contra os 69,8 litros/saca registrados em setembro. Mais informações
Fonte: Cepea

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas