Custos de produção do leite retraem em 2017

Custos de Produção/PR - No período da entressafra da produção leiteira paranaense, os produtores não estão sentindo uma retomada tão acelerada na melhora dos preços como em anos anteriores.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Custos de Produção/PR – No período da entressafra da produção leiteira paranaense, os produtores não estão sentindo uma retomada tão acelerada na melhora dos preços como em anos anteriores. O cenário econômico nacional – que gera menos consumo dos derivados – reflete diretamente com o segundo ano consecutivo na queda nas vendas, principalmente de produtos de maior valor agregado, como iogurtes e queijos.
O Paraná é o segundo produtor brasileiro de leite, com 4,6 bilhões de litros produzidos no ano de 2015.
Nesta terça-feira (18), às 14 horas, o Conselho Paritário dos Produtores e das Indústrias de Leite do Estado do Paraná (Conseleite) divulga os números referentes ao valor pago para o leite padrão entregue em março pelos produtores, que deve fechar em R$ 1,04 litro, um valor, que digamos, está no «meio termo» para o produtor. Para o leite pasteurizado, o valor projetado para março é de R$ 2,31 o litro.
Apesar do menor ritmo produtivo nas propriedades, a situação não é ruim porque felizmente os custos de produção retraíram comparado a 2016. Isso porque os concentrados de milho e soja na ração dos animais tiveram queda, já que as commodities estão com alto volume no mercado nacional e internacional. «Não é uma situação tão positiva, mas também não é desesperadora. Os preços pagos estão cobrindo a inflação do ano», explica o presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi.
Ele relata que para produtores que trabalham com o rebanho em confinamento e utilizam maior volume de concentrados, a retração nos custos pode ter chegado a 10%. «No caso do pasto, a diferença é menor», complementa.
BIOSSEGURIDADE
Mas não apenas preocupados com os preços vive o produtor de leite. Cada vez mais, a biosseguridade nas fazendas é debatida para manter os mercados consumidores e, claro, a sustentabilidade da cadeia. No final do mês passado, por exemplo, foi realizado em Curitiba o Simpósio Internacional de Leite Integral, que teve apoio do Sistema Faep/Senar-PR.
Volpi explica que a biosseguridade em algumas cadeias é novidade, e no caso do leite precisa de avanços. «No caso das aves e suínos, por exemplo, como existe a possibilidade de prejuízos enormes, a evolução nesse sentido foi muito grande nos últimos anos. Nos bovinos de leite isso não aconteceu. Não há por exemplo uma restrição para visita dos rebanhos. Precisamos despertar em técnicos e produtores a importância da biosseguridade», salienta.
Ele explica ainda que a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) deve divulgar este ano um novo levantamento de como estão os índices de brucelose e tuberculose em rebanhos leiteiros do Estado. «Há dez anos, não ultrapassava a marca de 2% do rebanho e o Estado tem se desenvolvido neste sentido, incluindo o controle de doenças, normas de qualidade do leite e outros protocolos. Mas ainda acredito que muitos produtores, principalmente os pequenos, ainda deixam tudo isso em segundo plano, principalmente porque não têm acesso a essas informações. Precisamos trabalhar neste sentido».
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11126:custos-de-producao-do-leite-retraem-em-2017

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas