Crise no mercado internacional de leite pode estar no fim, diz Embrapa

Preço global baixo e elevado custo de insumos havia impactado negativamente a produção do produto Após o litro pago ao produtor no mercado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Crise no mercado internacional de leite pode estar no fim, diz Embrapa
Preço global baixo e elevado custo de insumos havia impactado negativamente a produção do produto
Após o litro pago ao produtor no mercado internacional chegar a 22 centavos de dólar, o preço global do leite se recuperou e atingiu a marca de 38 centavos de dólar em junho. O preço do leite do pó, que em 2016 teve seu pior momento ao chegar a US$ 2.000,00, se recuperou e está cotado em US$ 3.100,00.
De acordo com o analista da Embrapa Gado de Leite Lorildo Stock, o retrocesso no mercado global de lácteos aconteceu devido ao excesso de oferta. Em 2012, havia pouco leite em pó nos estoques mundiais fazendo com que o preço se elevasse nos dois anos posteriores. O produto valorizado foi o sinal para que os fazendeiros incrementassem a produtividade.
Entretanto, o preço global baixo e o elevado custo de insumos (além de um mercado sem muito ânimo para comprar) fez a produção recuar. O efeito pós-extinção das cotas europeias foi se acomodando, os estoques de leite em pó diminuíram e o preço se recompôs, retornando à sua média histórica. Para o pesquisador, os próximos meses serão favoráveis para o setor.
“A expectativa é que o preço internacional se mantenha em torno de 35 centavos de dólar”, avalia Stock. “A recuperação do setor ainda é moderada, mas o crescimento tende a ser sustentável”, diz.
http://www.infomoney.com.br/mercados/agro/noticia/6888914/crise-mercado-internacional-leite-pode-estar-fim-diz-embrapa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas