Controle da mastite

Boas práticas de manejo antes, durante e após a ordenha, evitam o aparecimento da doença nas vacas leiteiras, minimizando perdas na produção
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Boas práticas de manejo antes, durante e após a ordenha, evitam o aparecimento da doença nas vacas leiteiras, minimizando perdas na produção

O clima úmido e quente, aliado a chuvas mais frequentes, é propício para a proliferação de bactérias causadoras da mastite, uma inflamação na glândula mamária das vacas, prejudicando a qualidade e a quantidade de leite. O animal infectado pode deixar de produzir até três litros de leite por dia. A contaminação pode ocorrer quando o animal se deita no pasto úmido ou na terra encharcada e com excesso de esterco.

De acordo com o pesquisador Luiz Francisco Zafalon, da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, neste período chuvoso, a dificuldade para controlar a higiene é maior. “As bactérias presentes no ambiente entram pelo teto e, assim, inicia-se o processo inflamatório. Durante a ordenha também é possível a transmissão das bactérias causadoras da mastite de uma vaca para outra”, afirma Luiz.

Segundo o pesquisador, é importante que o local próximo à sala de ordenha, cochos e bebedouros estejam sempre bem limpos, sem acúmulo de fezes e de urina. Durante a ordenha, deve ser feito o teste da caneca telada e, depois, os tetos da vaca devem ser limpos ou lavados. Em seguida, é indicado o uso de antissépticos. No Brasil, usa-se o cloro nos tetos por pelo menos 30 segundos (pré-dipping). Depois da ordenha, deve-se fazer o pós-dipping, geralmente com iodo. Terminado esse processo, as vacas devem se alimentar.

http://www.revide.com.br/editorias/agrovip/controle-da-mastite-embrapa/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas