Consultores ajudam a transformar ideias de negócio em realidade

‘Mãozinha’ começa com teste de autoconhecimento do empreendedor. Sócio pode ser solução para quem tem dificuldade em alguma área.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O empreendedor tem a ideia. Só que na hora de botar a empresa para funcionar do zero não é fácil. Mas existem alguns passos para transformar a empresa em realidade.

Segundo especialistas, tudo começa com uma avaliação, para saber se a pessoa tem capacidade gerencial e competência técnica para fazer o negócio deslanchar. É um teste de “autoconhecimento do empreendedor”, para saber se a pessoa é: mais introvertido ou extrovertido, mais analítico ou mais criativo, mais proativo ou mais reativo. E ver quais os pontos fortes e quais os que são necessários desenvolver.

Clique aqui para ver um modelo de organização de empreendimento

A empresária Mirany Nascimento Soares, por exemplo, quando decidiu vender pão de queijo, fez um curso de empreendedorismo. Descobriu que era ótima em finanças, mas péssima em vendas. E chamou o marido Marcello Lage para ser sócio na empresa.

Já a empreendedora Laís Tavares é formada em Rádio e TV, mas gosta mesmo é de cozinhar. Ela decidiu então abrir uma empresa de doces em casa. O consultor Fernando Saade foi até empresa de Laís, orientá-la a planejar o negócio.

A segunda fase do empreendimento é colocá-lo pra funcionar. Mirany Nascimento Soares fez uma pesquisa de mercado e percebeu que tinha muito pão de queijo sendo vendido, mas que podia investir no pão de queijo gourmet.

Agora, pra fazer a empresa decolar, seria preciso transformar o empreendimento em um sucesso de público. No caso da Mirany, para ver se a idéia funcionava, ela e o marido reuniram 30 pessoas e pediram para elas provarem várias receitas, e escolher a que mais gostavam.

Para a Laís, da empresa de doces, foi o consultor Alessandro Saade quem deu a dica: fazer os doces menores, melhorar a embalagem e ampliar mercado. Outra fase é a operação do negócio é avaliar constantemente o empreendimento.

Para Mirany e Marcello, o erro virou oportunidade. Um dia, a massa desandou. Um prejuízo de uma tonelada e dez mil reais. Mas Mirany pôs a massa na sanduicheira e descobriu um novo produto: wafle de pão de queijo.

Já a Laís, para melhorar a operação do negócio, reformou uma sala nos fundos da casa para produzir os doces. E a última etapa é olhar para o futuro. No caso de Mirany e Marcello, para poder desenvolver novos produtos, eles montaram uma fábrica própria. De lá saiu o pão de queijo multigrãos. E com o dólar alto, eles apostam na exportação. E já estão fechando vendas para cinco países.

CONTATOS:
FORMAGGIO MINEIRO
Rua Otávio Tarquínio de Sousa, 283 – Campo Belo
São Paulo/SP – CEP: 04613-001
Tel: (11) 2495-1402
Site: www.formaggiomineiro.com.br
Email: atendimento@formaggiomineiro.com.br

DOCE DE MOÇA
Telefone: (11) 2538-9627/ 99567-0356
Email: contato.docedemoca@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com.br/docedemoca.art

BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO
www.bsp.edu.br

SENAC TATUAPÉ
Rua Coronel Luiz Americano, 130 – Tatuapé
São Paulo/ SP – CEP: 03308-020
Telefone: (11) 2191-2900
E-mail: tatuape@sp.senac.br

OCUPA
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 83
São Paulo/ SP – CEP: 04014-010
Email: expositor@ocupafoodpark.com.br
Fanpage: www.facebook.com.br/ocupa

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2016/02/consultores-ajudam-transformar-ideias-de-negocio-em-realidade.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas