Colostro suplementar e a saúde e desempenho dos bezerros

Recentemente, a indústria pecuária tem sido encorajada a reduzir o uso de antibióticos na produção animal.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Recentemente, a indústria pecuária tem sido encorajada a reduzir o uso de antibióticos na produção animal. É clara a preocupação com o desenvolvimento de bactérias de origem animal que apresentam resistência aos antibióticos utilizados na medicina humana. Entretanto, no manejo sanitário pecuário, a morbidade e mortalidade por doenças infecciosas ainda é uma causa comum de perdas econômicas para os produtores. Portanto, desenvolver alternativas aos antibióticos para minimizar as perdas associadas com doenças infecciosas é uma necessidade evidente da indústria pecuária.
O colostro bovino tem sido utilizado com êxito na medicina humana como uma terapia alternativa aos antimicrobianos no tratamento de doenças infecciosas do trato gastrointestinal. Isso se deve às propriedades antibacterianas e antivirais dos componentes do colostro bovino, tais como a lactoferrina e as citocinas pró-inflamatórias. Anticorpos específicos contra patógenos infecciosos contidos no colostro materno fornecem proteção ao bezerro recém-nascido durante os primeiros meses de vida e são importantes preditores de saúde e desempenho dos bezerros.
Desta forma, o objetivo da pesquisa conduzida por Chamorro et al. (2017) foi avaliar os efeito de uma dose suplementar de 150 g de substituto de colostro fornecido juntamente com o sucedâneo, durante os primeiros 14 dias de vida, para avaliar a ocorrência de doença, administração de antibiótico e parâmetros de desempenho de bezerros leiteiros durante o aleitamento com adequada transferência de imunidade passiva.
Para a pesquisa, foram utilizadas 202 bezerras da raça Holandesa com 1 dia de idade e todas com adequada transferência de imunidade passiva (IgG sérica >10 g / L). Após a chegada, as bezerras foram distribuídas em 2 tratamentos: Grupo controle (n= 100), recebendo sucedâneo sem suplementação de substituto de colostro. Grupo suplementado (n = 102), recebendo sucedâneo + substituto de colostro em pó (150 g de colostro bovino em pó contendo 32 g de IgG), duas vezes por dia durante os primeiros 14 dias de vida.
Os parâmetros clínicos avaliados foram: respiração, consistência fecal, depressão, umbigo e articulações. O tratamento com antibiótico foi realizado quando os parâmetros clínicos apresentaram-se anormais. Registrou o tipo de antibiótico e o número total de doses de antibióticos administradas (Tabela 1).
Tabela 1. Estatística descritiva do tratamento de antibiótico de acordo com a suplementação ou não de colostro.
suplementação com colostro
Sucintamente para o grupo de animais suplementados, as probabilidades de apresentar escore fecal, respiratório, depressivo e umbilical anormais foram 0,15; 0,46; 0,21; e 0,18 vezes, respectivamente, as probabilidades de bezerras do grupo controle (Tabela 2). Assim, as bezerras do grupo suplementado apresentaram menor probabilidade de apresentar escore fecal, respiratório, depressivo, umbilical e de articulação anormal em comparação com as bezerras do grupo controle (Tabela 2).
Tabela 2. Índice de Probabilidades para escores fecal, respiratório, depressão, umbilical e avaliações clínicas conjuntas em bezerros.

suplementação com colostro
¹ n = número de medições (registado a partir de 202 bezerras observados de d 0 a 56)
2IP = Índice de probabilidade
Da mesma forma, a probabilidade de receber tratamento com antibióticos foi de 18,8% para animais suplementados com colostro e de 76,5% para animais do grupo controle. Para as bezerras suplementadas com colostro, a probabilidade de receber 1 ou mais doses de antibióticos foi 89% inferior aquela observada para animais controle.
O fracasso na transferência da imunidade passiva é um dos fatores de risco e preditores mais importantes da morbidade e mortalidade dos bovinos de leite. As concentrações séricas de IgG no primeiro dia de vida foi de 23,6 e de 22,8 mg/dL para animais suplementados e controle, respectivamente (Tabela 3). O nível médio de IgG sérica na chegada à instalação de criação de bezerros de ambos os grupos foi maior que os níveis propostos para que a transferência de imunidade passiva seja considerada «excelente» (15 mg/dL).
Nestas condições de transferência de imunidade passiva bem sucedida, a IgG sérica média à chegada não teve um efeito significativo na mortalidade, na apresentação de escores clínicos anormais ou no tratamento com antibióticos. A mortalidade neste estudo foi baixa (1,48%) possivelmente devido aos altos níveis de IgG sérica encontrados em todas as bezerras no início do estudo. No entanto, muitos animais do grupo controle apresentaram diarreias e vários apresentaram problemas respiratórios. Estes dados sugerem que a imunidade derivada da mãe nem sempre protege contra os desafios infecciosos na superfície da mucosa do trato entérico e respiratório.

Tabela 3.
Concentração sérica de IgG no primeiro dia de vida e ganho de peso diário durante período de aleitamento.
suplementação com colostro
O fornecimento de aproximadamente 30% (150 g de pó de IgG a 14%) de um substituto do colostro duas vezes ao dia durante os primeiros 14 dias de vida exerceu efeito protetor contra a diarreia (escore fecal anormal), doenças respiratórias (escore respiratório anormal), aumento das estruturas umbilicais e tratamento com antibióticos em bezerros leiteiros reduzindo o risco de diarreia, doença respiratória e aumento umbilical. Adicionalmente, os bezerros suplementados tiveram um número total reduzido de doses de antibióticos administradas em comparação com o grupo controle.
Os substitutos de colostro têm sido defendidos como alternativa para evitar falhas na transferência de imunidade passiva em bezerros quando a disponibilidade de colostro materno é baixa ou quando a qualidade do colostro materno é comprometida devido a baixos níveis de IgG ou à presença de patógenos transmitidos pelo colostro. Com base nos resultados deste estudo, os substitutos de colostro podem também ser utilizados como suplemento da dieta líquida, seja no leite ou no sucedâneo para diminuir a ocorrência de doenças e a necessidade associada de tratamento com antibiótico em bezerros leiteiros em aleitamento, independentemente do seu status na transferência de imunidade passiva.
https://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/animais-jovens/colostro-suplementar-e-a-saude-e-desempenho-dos-bezerros-105547n.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas