Clone de gir leiteiro já vendeu 20 mil doses

Clon Gir - Um dos produtores é Bernardino Costa Neto, de Passa Quatro (MG). Ele tem, atualmente, bezerras com cerca de 14 meses de idade e duas novilhas filhas de Teatro II que, aos 23 meses,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Um dos produtores é Bernardino Costa Neto, de Passa Quatro (MG). Ele tem, atualmente, bezerras com cerca de 14 meses de idade e duas novilhas filhas de Teatro II que, aos 23 meses, produzem cerca de 22 litros de leite ao dia. “As novilhas são muito calmas e isso facilita o manejo”, afirma.
Bernardino diz que as filhas de Teatro II chamam bastante atenção de quem visita a propriedade. “Ele é um touro que agrada muito, que transmite estrutura e tipo às herdeiras”, destaca. Bernardino produz leite e trabalha também com comercialização de gado.
Outro produtor, João Dornas de Menezes, de Brumadinho (MG), também está satisfeito com o material genético do clone. Ele possui no rebanho bezerras de 10 a 12 meses, filhas do Teatro II, e destaca que as progênies se sobressaem em relação às filhas de outros touros. “Estou contente com o vigor físico, o tamanho e a estrutura corporal das bezerras. Além disso, elas têm a pelagem e a morfologia muito bonitas, além de um temperamento bom. Isso é muito importante para quem produz leite.”
Vale lembrar que o início da comercialização de sêmen de Teatro II fez história, já que foi a primeira vez que o material genético de um clone gir leiteiro foi disponibilizado. “E isso permitiu que produtores de leite continuassem usando a genética superior do Teatro da Silvânia, que é um dos ícones da raça”, afirma Fernando Rosa, gerente de produto Leite Tropical da ABS, que completa: “Ficamos muito contentes com esses resultados a campo, pois percebemos que Teatro II, realmente, dá sequência ao legado de muito sucesso do seu pai”, diz Fernando Rosa.
Teatro da Silvânia morreu aos 15 anos em outubro de 2013, depois de 13 anos em coleta na unidade da ABS, onde produziu mais de 200.000 doses convencionais e 25.500 sexadas.
http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2017/12/clone-de-gir-leiteiro-ja-vendeu-20-mil-doses.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas