Clima está entre as ameaças à estabilidade global dos preços dos alimentos em 2018

Clima – Os fenômenos climáticos, as flutuações comerciais e cambiais podem prejudicar o ambiente global no que diz respeito aos preços dos alimentos em 2018
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Clima – Os fenômenos climáticos, as flutuações comerciais e cambiais podem prejudicar o ambiente global no que diz respeito aos preços dos alimentos em 2018, revela pesquisa do Rabobank, especializado em alimentos e agronegócios.
– O fenômeno meteorológico La Niña pode prejudicar culturas em regiões chave e fazer com o preço dos alimentos aumente.
– Os produtores também enfrentam riscos comerciais devido ao aumento dos fretes e dos custos de insumos, juntamente com a flutuação das moedas.
– A forte demanda esperada para café e cacau; projeção de alta do trigo e o aumento do seu consumo, quando os estoques dos Estados Unidos chegam ao mínimo histórico.
Atualmente, existe 75% de chance de que ocorra o fenômeno La Niña, condições fortalecidas pela duração do inverno no hemisfério norte, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. O fenômeno pode provocar calor e seca extremos para áreas de grãos das Américas e inundações nas plantações de óleo de palma na Ásia. No relatório anual Perspectivas, Good Buy, Low Prices, que analisa as perspectivas para 13 commodities agrícolas, o Rabobank diz que, embora os estoques globais estejam historicamente elevados, o cálculo torna-se apertando, ao levar em consideração o impacto potencial de choques.
Ao lado do clima, outros fatores representam risco para a estabilidade dos preços mundiais de alimentos, de acordo com o Rabobank
O comércio está configurado para continuar a desempenhar um papel fundamental na volatilidade dos preços. Os custos globais de frete – sob a forma do Índice Baltic Dry – e os preços do óleo estão subindo e permanecem incertezas sobre a política norte-americana para o NAFTA e as futuras relações comerciais do Reino Unido com a União Europeia (UE) e outros países.
Na área cambial, a perspectivas de novos aumentos nas taxas de juros nos Estados Unidos aumentam as chances de apreciação do dólar, tornando as exportações norte-americanas de commodities chaves, como trigo e soja, menos competitivas.
Stefan Vogel, chefe de mercados agropecuários do Rabobank e coautor do relatório disse: “Historicamente, as reservas globais de grãos e oleaginosas são altas, o que atualmente mantém o ambiente de preços favorável. Mas, há nuvens de incertezas no horizonte e os estoques não são suficientes para manter os preços, se ocorrer um grande evento La Niña, que perturbe as principais áreas agrícolas dos Estados Unidos e América do Sul.
“Isso tem o potencial de causar uma crise no suprimento que se expandirá para o preço dos alimentos, enquanto o aumento do custo do comércio global e as potenciais flutuações cambiais também criam riscos associados. Nossa avaliação é de que os riscos negativos serão superiores em 2018.
“Os produtores devem, portanto, proteger contra a complacência após anos de estabilidade relativa e planejar com antecedência para gerenciar esses riscos de forma proativa e apropriada”.
Entre as commodities individuais, o Rabobank espera que a demanda global de café continue a crescer, levando a um ligeiro otimismo em relação aos preços em 2018, apesar da potencial superprodução de 3 milhões de sacas em 2018/19. A demanda por cacau também continua a aumentar, impulsionada pelo gosto por commodities de luxo em alguns países, embora os grandes estoques tornem improváveis preços recordes. A perspectiva do trigo é otimista em relação aos preços de hoje, devido ao déficit global esperado de 7,5 milhões de toneladas (Excluindo a China), impulsionado pela tendência ao reequilíbrio após os estoques mínimos dos Estados Unidos este ano.
Stefan Vogel acrescentou: “Como sempre, vários fatores estão em jogo ao olhar para as perspectivas para o próximo ano, mas no caso do café e do cacau, os preços são sustentados pelo aumento da demanda por esses produtos de luxo, especialmente em mercados emergentes.
“No entanto, o cenário é variável em outras áreas. A demanda por trigo vem acompanhada por grande oferta e estoques recordes, enquanto que os produtores de óleo de palma enfrentam o desafio de recuperar a cota de mercado perdida para outros óleos, diante das condições adversas de tempo que vêm afetando a rentabilidade desde a temporada 2015/16”.
Para o setor lácteo o Rabobank prevê: “Os preços dos produtos lácteos entrarão gradualmente em um ciclo vicioso em 2018, enquanto a oferta de produtos para exportação for aumentando, e os preços do leite ao produtor permaneçam acima do nível de equilíbrio na UE, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, incentivando o aumento da produção”.
O relatório anual das Perspectivas, chega agora ao seu oitavo ano, e é produzido pela equipe de especialistas do Rabobank que pesquisam os mercados de produtos agrícolas em todo o mundo.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=14807:clima-esta-entre-as-ameacas-a-estabilidade-global-dos-precos-dos-alimentos-em-2018

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas