Chuva não cessa no Noroeste e Emater/RS-Ascar dá orientações a produtor de leite

O excesso de chuva e a baixa luminosidade têm diminuído a oferta de pasto aos animais, por isso a Emater/RS-Ascar dá orientações ao produtor de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Chuvas/RS – O excesso de chuva e a baixa luminosidade têm diminuído a oferta de pasto aos animais, por isso a Emater/RS-Ascar dá orientações ao produtor de leite. «Neste momento, em que estamos passando por um volume de chuvas muito grande e que está se formando muito barro dentro das propriedades, é importante que o produtor coloque os animais em locais mais secos, pra preservar a sanidade do casco e também da glândula mamária», disse o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar do município de Ijuí, Edevin Bernich.
Na falta de pasto, a silagem e o feno são boas alternativas, porém, alerta o técnico da Emater/RS-Ascar, eles devem vir acompanhados de sais tamponantes, como o bicarbonato de sódio, por exemplo. «Recomendamos que o agricultor aumente a oferta de silagem e feno, mas esse aumento pode trazer problemas digestivos ao animal, então o agricultor deve providenciar o aumento de sais tamponantes pra manter o pH do rúmen alto, ou próximo de 7, e também utilizar os probióticos, que são os produtos que vão fazer uma manutenção da flora do rúmen», disse ele. Além da escassez de alimento, a umidade também traz «problemas sérios, como o amolecimento do casco e feridas», relatou Bernich.
No município de Ijuí, o excesso de chuva afeta aproximadamente 650 famílias que comercializam leite. A produção anual de leite no município é de cerca de 60 milhões de litros.
 
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11882:chuva-nao-cessa-no-noroeste-e-emater-rs-ascar-da-orientacoes-a-produtor-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas