Casale apresenta soluções tecnológicas para aumento de produtividade na pecuária de corte e de leite na Expodireto

O custo de produção nos segmentos de pecuária de corte e de leite tiveram aumento acima da inflação, principalmente, pela disparada das commodities (grãos).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A pecuária de corte, de acordo com a Scot Consultoria, registrou um acréscimo de 17,2% no passado, quando comparado a 2014. Já a pecuária de leite teve um aumento de 15,7%. Dentro do processo todo de produção, segundo a EMBRAPA, 70% se refere à alta na alimentação.

Em 2016, a meta é fazer mais com menos. Ou seja, quem se preparou com plano B estratégico deve ter bons resultados e atravessar esta turbulência. A maioria dos pecuaristas tem buscado, incansavelmente, soluções que ajudem a reduzir os custos de maneira expressiva. O grande gargalo hoje é frear os gastos com alimentação. Então, qualquer processo que dê resultado, está valendo!

Com a intensificação do sistema de produção na pecuária, a maioria dos pecuaristas buscam controlar na ponta do lápis os seus resultados. O fator que mais encarecesse a produção intensiva é a distribuição de ração. Este processo, ainda muito arcaico no Brasil, é em muitos casos realizado de forma manual, sem controles, e encontramos inclusive grandes fazendas que ainda realizam este processo com baixa eficiência. Mas atualmente, há no mercado tecnologia que controla a quantidade exata de cada ingrediente da dieta do gado, com todos os nutrientes necessários, aumentando a produtividade do rebanho.

Um estudo recente realizado pela UNESP em parceria com a EMBRAPA e o Departamento de Agricultura dos Estados (USDA) aponta que a pecuária intensiva de corte permite produzir a mesma quantidade de carne comparada à pecuária extensiva em uma área sete vezes menor. Com a intensificação é possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), já que a produção de metano depende da quantidade e qualidade do alimento digerido feito através uma ração balanceada, com volumosos e alimentos concentrados; das condições de manejo; do acompanhamento médico e da inseminação artificial, que permite o melhoramento zootécnico do animal, entre outras características da pecuária intensiva.

O uso de novas tecnologias no sistema intensivo também aumenta a produção de leite, se comparado à pecuária extensiva. Isto é o que aponta o pesquisador Geraldo Balieiro, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que após várias pesquisas sobre a produção de leite e a estabilidade aeróbia de silagens de diferentes híbridos sob fornecimento manual e mecânico concluiu que a produção de leite das vacas, que receberam alimentação por sistema mecânico com a Totalmix Autocarregável da Casale teve um aumento de 1,3 kg comparado ao sistema manual. Segundo Balieiro, o aumento da produtividade ocorreu em função da preservação dos nutrientes solúveis da silagem pelo equipamento.

“Para que o produtor consiga fornecer uma alimentação balanceada e obter maior rentabilidade, é importante o emprego de equipamentos que realizem a pesagem dos ingredientes e a mistura homogênea sem perder os nutrientes. A utilização da Totalmix Autocarregável proporcionou maior estabilidade aeróbia do silo e a maior precisão do fornecimento da dieta planejada” ressalta.

A Casale – com mais de 50 anos de experiência e know how em tecnologia de equipamentos para pecuária destaca-se por ser a pioneira na linha de misturadoras mais completas da América Latina e apresenta na Expodireto Cotrijal, entre os dias 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque/RS a quinta geração da Totalmix Auto carregável. A Totalmix Autocarregável é a solução para o pecuarista que busca economia com eficiência operacional, visto que executa as tarefas de uma forma mais inteligente, com menos desperdício, esforço e retrabalho, resultando em alta rentabilidade.

Um de seus diferenciais é a disponibilidade de desensilar, carregar, dosar e misturar as silagens e ingredientes de forma homogênea, realizando a distribuição nos cochos com um único operador. Além da pesagem precisa durante a desensilagem devido ao sistema de células de carga com chassi independente, conta com uma tubulação hidráulica galvanizada, roscas superiores inteiriças e válvula de anti-travamento do rotor desensilador, proporcionando fácil operação.

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=casale-apresenta-solucoes-tecnologicas-para-aumento-de-produtividade-na-pecuaria-de-corte-e-de-leite-na-expodireto&edt=0&id=22728

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas