Brasil expande mercados para exportação de carne e de lácteos

No início deste ano, o Brasil avançou na habilitação de estabelecimentos para exportação de produtos pecuários para outros países.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em janeiro, governo do Paquistão aprovou a compra de carne de aves exportadas pelo Brasil. Os paquistaneses não costumam importar carne de aves de outro país, apesar de ser a principal proteína animal consumida pela população de mais de 180 milhões de pessoas. “A aprovação demonstra o reconhecimento do sistema de controle oficial brasileiro e possibilitará o acesso de vários estabelecimentos exportadores ao mercado paquistanês”, afirmou a secretária de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Tatiana Palermo.
A Rússia é outro país que está aumentando o comércio com o Brasil. Também em janeiro, o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária russo autorizou novos estabelecimentos brasileiros a exportarem carne de aves e produtos lácteos para seu mercado. No caso de carne de aves, oito estabelecimentos brasileiros foram habilitados, totalizando 52 autorizados a exportarem para a Rússia. Já de produtos lácteos e derivados, três novos estabelecimentos foram autorizados. Com isso, o Brasil passa a contar com 10 laticínios que podem exportar para esse país. “Após visita oficial à Rússia que ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano, a expectativa é que haja novas habilitações dos estabelecimentos brasileiros”, comentou Tatiana.

Na América do Sul, o Ministério da Agricultura e Terras da Venezuela já informou que prorrogará até 15 de maio deste ano a habilitação dos estabelecimentos brasileiros para exportação de carne de aves, suínos e bovinos ao país.

“Antes da missão do Mapa, as habilitações dos estabelecimentos exportadores de carne bovina e de aves tinham o prazo de validade até o dia 31 de março de 2015. Já os estabelecimentos exportadores de carne suína estavam com a habilitação vencida desde 31 de dezembro de 2014”, afirmou a secretária de Relações Internacionais. Atualmente, ambos os países estão negociando o roteiro de missão venezuelana ao Brasil, prevista para início de abril deste ano, com intenção à renovação e habilitação de novos estabelecimentos exportadores de carnes.

https://portogente.com.br/noticias-do-dia/brasil-expande-mercados-para-exportacao-de-carne-e-de-lacteos-85116

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas