# Brasil e UE discutem acordo para comercialização de produtos orgí¢nicos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na pauta de interesse estão produtos como o cacau, café, chá e frutas

A harmonização das normas e procedimentos regulamentados para a produção orgí¢nica entre o Brasil e a União Europeia é o principal motivo da reunião de trabalho. Nesta primeira etapa está sendo realizado um estudo comparativo entre os regulamentos das duas partes.

Por isso, chegou ao Brasil uma missão da União Europeia com a presença de Hans-Christian Beaumond e Manuel Rossi, responsáveis, respectivamente, para assuntos agrí­colas na América Latina e pela área de agricultura orgí¢nica. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha recebeu a missão, nesta segunda-feira (29/7) em Brasí­lia.

Na audiíªncia, foi apresentada a estrutura do processo de equivalíªncia que costuma ser utilizado pela União Europeia e como deverá ser estabelecida a agenda de trabalho, que será em etapas – por exemplo, voltadas í  verificação de pontos em comum e de divergíªncias que terão que ser tratadas no processo de discussão para o reconhecimento da equivalíªncia.

De acordo com Caio Rocha, o procedimento pode trazer grandes vantagens comerciais para produtores do Brasil e da Europa, pela redução dos custos e da burocracia para a comercialização internacional de produtos orgí¢nicos, com a simplificação do processo de certificação desses produtos para sua exportação nos dois sentidos. “A celebração de protocolos técnicos na produção de orgí¢nicos que poderá servir de exemplo para outros produtos de interesse comercial do Brasil”, destacou.

Na pauta de interesse de produtos orgí¢nicos brasileiros para a UE estão produtos como o cacau, café, chá e frutas. Em contrapartida, a UE tem sido fornecedora de vinhos, derivados de leite e azeite orgí¢nicos, entre outros.

Para conhecerem um pouco mais da produção orgí¢nica no Brasil, os técnicos europeus visitaram, no sábado (27/7) a Fazenda Malunga, localizada no Distrito Federal, que é uma referíªncia nacional na produção agrí­cola e pecuária orgí¢nica.

*Com informações do Ministério da Agricultura
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340602-18532,00-BRASIL+E+UE+DISCUTEM+ACORDO+PARA+COMERCIALIZACAO+DE+PRODUTOS+ORGANICOS.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas