Benefícios do cruzamento entre raças de gado leiteiro

O objetivo primário da melhoria genética do gado leiteiro – através do cruzamento entre raças de gado leiteiro – é aumentar a eficiência da produção de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O objetivo primário da melhoria genética do gado leiteiro – através do cruzamento entre raças de gado leiteiro – é aumentar a eficiência da produção de leite. Por conta da padronização das avaliações genéticas, o acesso a materiais genéticos de gado leiteiro vindos de todas as partes do mundo é algo tangível nos dias atuais.

A vantagem do cruzamento entre raças de gado leiteiro ocorre quando o filho gerado a partir deste cruzamento se destaca, em relação aos seus pais, na produção. Esse processo é chamado de heterose, ou vigor híbrido.

Algumas raças são mais procuradas para cruzamento entre raças de gado leiteiro, como é o caso da raça holandesa, considerada a raça mais utilizada pelos produtores rurais brasileiros por apresentar características de ótimo rendimento na produção. Embora muito eficiente, a raça holandesa apresenta dificuldade de adaptação ao clima.

A raça zebuína Gir, entretanto, apresenta boa adaptação ao clima brasileiro, embora não apresente alta produção de leite.

Através do cruzamento entre a raça holandesa e a raça zebuína Gir, uma nova raça é formada, chamada Girolando. O resultado do cruzamento é uma raça rústica que apresenta alta produção de leite e boa adaptação ao clima tropical brasileiro.

Dependendo do nível tecnológico presente na formação de outras raças, a quantidade de parasitas e endoparasitos intestinais diminui, principalmente quando a raça zebuína Gir está envolvida no cruzamento.

Quando o produtor – como é o caso da Fazendas Reunidas HD – possui um alto nível tecnológico em sua fazenda, a criação de uma raça europeia pura e com produtividade alta é possível.

Sendo assim, a tecnologia envolvida no processo é um fator extremamente relevante para realizar cruzamentos entre raças de forma satisfatória e benéfica, bem como para os cruzamentos de raças puras. Porém, é necessário saber que tipo de produção pretende-se alcançar e, a partir de então organizar os cruzamentos para as necessidades requeridas. Investir em cruzamentos entre raças de gado leiteiro pode ser um grande diferencial no seu negócio!

http://www.fazendasreunidashd.com.br/cruzamento-entre-racas-de-gado-leiteiro/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas